Izaías Bueno de Almeida comemora 60 anos de carreira na Praça das Artes

Evento gratuito reunirá o cantor e grandes nomes do choro, dia 29


Izaías e Seus Chorões apresentam o melhor do choro

Quintal Brasileiro, Lulinha de Alencar, Proveta e Toninho Carrasqueira serão as atrações do show que vai homenagear os 60 anos de carreira de Izaías Bueno de Almeida, além do próprio músico, com seu lendário grupo de choro Izaías e Seus Chorões. O evento é gratuito e acontece no dia 29, às 16h, na Praça das Artes.


Com seis décadas de sucesso, Izaías, que sempre se espelhou no carioca Jacob do Bandolim, é um digno representante do choro paulista, de forte influência italiana, com um jeito mais sentimental de tocar, originário do bandolim napolitano, marcado por frases e improvisos.

Oriundo do tradicional Conjunto Atlântico de Antônio Dauria, o grupo é o mais antigo em atividade em São Paulo e é tido como referência por seu refinamento e qualidade musical, acumulando em sua trajetória inúmeras apresentações no Brasil e no exterior.

Fundado pelos irmãos Izaías (bandolim) e Israel Bueno de Almeida , o Israel 7 Cordas (violão), o grupo foi criado com o objetivo de preservar o choro como gênero, conservando suas raízes. A formação atual conta ainda com Marco Bailão (violão de 6 cordas), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e Tigrão (pandeiro).

Na ocasião também haverá uma sessão de autógrafos do livro Chorando na Garoa - Memórias Musicais de São Paulo, de José de Almeida Amaral Jr. A obra relata a pesquisa do autor sobre como a Pauliceia e o choro – considerado o primeiro gênero musical urbano nacional - construíram uma longa história de amor e cumplicidade. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880 e, segundo o autor, “São Paulo foi palco para músicos excepcionais. Criativos, inspirados e técnicos”.

José de Almeida Amaral Júnior é paulistano do Brás. Nascido em 1962, é professor universitário, economista, pós-graduado e mestre em Ciências Sociais e estudou clarinete com o maestro Portinho na ULM (Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo). Foi membro da Sonfonieta de Sopros da ULM e do Coral Standards de Jazz, ambos sob regência de Roberto Marialva Bomilcar. Também atuou como coralista do Centro Cultural São Paulo.

Serviço: Izaías e Seus Chorões, Quintal Brasileiro, Lulinha de Alencar, Proveta e Toninho Carrasqueira e lançamento do livro Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo, de José de Almeida Amaral Júnior. Dia 29, 16h. Praça das Artes. Av. São João, 281, Centro. Grátis.