Projeto “Retrovisor” debaterá Maria Lacerda de Moura e Claudio Manuel da Costa

Encontros enfocam personagens históricos na Biblioteca Mário de Andrade


Uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil,
Maria Lacerda de Moura será interpretada por Bel Teixeira, no dia 23

Por Gabriel Fabri

Desde o mês de agosto, o auditório da Biblioteca Mário de Andrade é palco, sempre às quartas-feiras, para a gravação da série “Retrovisor”, que será exibida no Canal Brasil. A cada duas semanas, o projeto enfoca um personagem histórico diferente, intercalando uma palestra sobre ele com a gravação do programa televisivo sobre essa personalidade. Em outubro, os personagens são o poeta Claudio Manoel da Costa e a feminista Maria Lacerda de Moura.

O projeto traz o jornalista Paulo Markun entrevistando um ator no papel do personagem, simulando um talk show que ocorre numa época específica do passado e, consequentemente, da história brasileira. Nessas gravações, o público pode interagir sugerindo perguntas ao jornalista.

Dia 2, acontece a palestra de João Adolfo Hansen sobre Claudio Manuel da Costa, poeta que entrou para a história por seus poemas de estilo árcade, entre eles o famoso “Vila Rica”, de 1773. O personagem também foi um importante ideólogo da Inconfidência Mineira, de 1789. Hansen é professor titular de Literatura Brasileira na USP. No dia 10, acontece a gravação do episódio sobre Costa, que é interpretado pelo ator Luís Mármora.

Já no dia 16, Margareth Rago fala sobre Maria Lacerda de Moura, uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil, estando envolvida diretamente com a imprensa e o movimento operário durante a República Velha. A feminista ganha vida na atuação de Bel Teixeira, no dia 23. A palestrante Margareth Rago é professora titular do departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

Serão, ao todo, 13 episódios, cujo formato deriva do mockumentary. Com exemplos conhecidos no cinema, como o longa-metragem espanhol “[REC]”, esse tipo de obra consiste num falso documentário. Até fevereiro de 2014, personalidades como Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e os modernistas Mário e Oswald de Andrade (em dupla) serão tema da série.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade.  Rua da Consolação, 94, Centro. Tel. 3256-5270. De 2 a 23 de Outubro. Grátis.

*Confira a programação completa:


CLAUDIO MANOEL DA COSTA
Palestra com João Adolfo Hansen (professor titular de literatura brasileira na USP e ganhador do Prêmio Jabuti em 1990 na categoria ensaio).
| Dia 2, das 19h às 21h

CLAUDIO MANOEL DA COSTA
Gravação do episódio com o ator Luís Mármora vivendo o personagem.
| Dia 10, das 19h às 21h

MARIA LACERDA DE MOURA
Palestra com Margareth Rago (professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História do IFCH da Unicamp e autora, entre outros, de “Os Prazeres da Noite. Prostituição e Códigos da Sexualidade Feminina em São Paulo, 1890-1930”, pela Paz e Terra, em 1991 e 2008).
| Dia 16, das 19h às 21h

MARIA LACERDA DE MOURA
Gravação do episódio com a atriz Bel Teixeira vivendo a personagem.
| Dia 23, das 19h às 21h