Exposição permanente traça panorama histórico do circo

“Hoje tem espetáculo!” aborda arquitetura e artistas circenses


Maquete de circo produzida com detalhes pelo artesão Mestre Maranhão


Por Gabriel Fabri


O Centro de Memória do Circo (CMC) exibe, na sobreloja da Galeria Olido, no centro, a mostra permanente “Hoje tem Espetáculo”. Com curadoria de Verônica Tamaoki, a exposição apresenta um panorama detalhado sobre a história do circo no Brasil.

O projeto da artista plástica e arquiteta Carla Caffé divide a mostra em cinco núcleos e permite aprofundar os conhecimentos sobre diversas áreas relacionadas ao tema por meio de uma linha do tempo, que compreende o período de 1830 a 2009; além de figurinos; maquetes, que revelam a arquitetura circense; e homenagens aos artistas e companhias importantes. No espaço denominado Café dos Artistas podem ser vistas, ainda, mais de 160 fotografias.

Em outra sala da Galeria Olido, localizada no andar térreo, ao lado entrada da Rua Dom José Gaspar, o público pode conferir uma maquete de circo produzida com detalhes pelo artesão Mestre Maranhão e as classificações da arte do picadeiro. “Hoje tem Espetáculo!” ganhou, em 2012, o Prêmio Governador do Estado na categoria circo.

O CMC fica em frente ao Largo do Paiçandu, área que, na década de 1920, era conhecida como Largo do Circo, por conta da tenda do icônico palhaço Piolin, instalada no local. O nome para o espaço de convivência, Café com Artistas, não é aleatório: essa também era a denominação para os encontros entre artistas e empresários circenses que aconteciam em diversos cafés localizados no Paiçandu, toda segunda-feira, dia de folga da companhias.

O Centro de Memória do Circo é o primeiro espaço no Brasil exclusivamente dedicado às artes circenses e surgiu a partir da necessidade de difusão e preservação dessa expressão artística. Seu acervo inicial foi composto por doações de famílias e companhias circenses, a maior parte delas vinda dos Circos Garcia e Nerino.

Serviço: Galeria Olido – Centro de Memória do Circo. Av. São João, 473, Centro. 2ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 13h às 20h (não abre às 3ªs). Grátis