Secretaria Geral Iberoamericana e Secretaria Municipal de Cultura realizam encontro sobre inovação cidadã

Projeto Cidadania 2.0 reúne representantes de países iberoamericanos para redação de carta colaborativa que visa promover a gestão participativa

Acontece amanhã, 11 de setembro, no Centro Cultural São Paulo, um encontro do projeto Cidadania 2.0, organizado pela Secretaria Geral Iberoamericana, Secretaria Municipal de Cultura e Unidos em Rede. O objetivo é discutir propostas que impulsionem a participação ativa na formulação das políticas públicas dos cidadãos por meio da tecnologia.

Neste encontro, participam representantes de diversas instituições sediadas em países iberoamericanos, que formam um grupo de trabalho multidisciplinar. Do Brasil, estão representados a cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Rio Grande do Sul, representando pelo seu Gabinete Digital, vinculado ao Governo daquele Estado. A Prefeitura de Buenos Aires, Ministério da Secretaria Geral da Presidência do Chile, Centro de Inovação Social da Colômbia, Prefeitura Digital de Medellín (Alcadía Medellín Digital), Irekia do País Basco, Autoridade Nacional para a Inovação Governamental do Panamá e Medialab Prado, da Espanha são os representantes de outros países iberoamericanos.

Como resultado deste encontro, será redigida uma carta com propostas para fomentar a inovação cidadã. O documento será endereçado às presidentas e aos presidentes das nações participantes. Em outubro, no Panamá, durante a Cúpula Iberoamericana, a carta colaborativa também será apresentada.