Últimos dias para conferir as exposições Transit_SP e O Imaginário do Rei, na OCA

Espaço expositivo do Parque Ibirapuera está aberto a visitações até domingo, dia 15

Por Amanda Monteiro

Inauguradas no dia 20 de julho passado, quando foram montadas nos andares térreo e primeiro da OCA, no Parque Ibirapuera, as exposições “O Imaginário do Rei”, que faz uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, e “Transit_SP”, que expõe a diversidade da rica produção artística contemporânea africana, podem ser vistas até dia 15 de setembro.


Com curadoria de Bené Fontelles, a mostra sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga traz arte em xilogravura, esculturas em madeira e cerâmica e indumentárias utilizadas por Gonzagão, o rei do baião. Ao todo, foram reunidas obras de 60 artistas de todas as regiões do país, entre fotografias históricas e raras, livros e discos. Podem ser vistas também mais de 160 peças de arte criadas, em sua maioria, com exclusividade para esta mostra coletiva.


A seleção encontrada em “Transit_SP” exibe obras recentes e outras históricas que representam a arte africana na atualidade e desmitificam uma possível visão reducionista dessa expressão no continente. Os trabalhos expõem a realidade, multiplicidade e representatividade da África dentro do panorama artístico mundial e tornam possível uma nova interpretação estética de sua produção atual.


Entre os destaques de “Transit_SP” está o angolano Edson Chagas, artista que também está expondo no pavilhão de Angola na atual edição da Bienal de Veneza e que foi vencedor do Leão de Ouro em 2013.


Ambas as exposições, realizadas numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, têm entrada gratuita.


Serviço: OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez). Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 3 (carro) ou portão 1 (pedestres). Zona Sul.


O IMAGINÁRIO DO REI – VISÕES SOBRE O UNIVERSO DE LUIZ CONZAGA
Curadoria: Bené Fonteneles
Até dia 15. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

TRANSIT_SP
Realização: Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo) e Fundação Sindika Dokolo. Curadoria: Daniel Rangel (Brasil) e Fernando Alvim (Angola).
Até dia 15. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis