Cineasta Argentino Fernando Solanas participa de debates em São Paulo

Centros Culturais São Paulo e de Cidade Tiradentes recebem o diretor nos dias 6 e 8 de setembro, respectivamente


Programação terá exibição de "A Dignidade dos Ninguéns",
sobre a tragédia do neoliberalismo na Argentina



Chega a São Paulo nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, Fernando Solanas, diretor considerado um dos mais importantes da história do cinema latino-americano. Nesse dia, às 16h, o cineasta participa de um debate sobre política e cinema no Centro Cultural São Paulo. Antes do encontro, às 14h, será exibido seu documentário “A Dignidade dos Ninguéns”, realizado em 2005. No domingo, dia 8, Solanas visita o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes e, às 16h, conversa com realizadores e produtores da comunidade da zona leste.


Nascido em 1936, o cineasta realizou seu primeiro curta-metragem em 1962: a ficção “Seguir Andando”. Em tempos de ditadura e de efervescência política na América Latina, dirigiu, clandestinamente, seu primeiro longa, “La Hora de los Hornos” (1968), trilogia documental sobre o neocolonialismo e a violência no continente. Premiado em diversos festivais, o filme é considerado umas das obras-primas do novo cinema latino-americano.

Ameaçado, Solanas se exilou na Espanha em meados dos anos 70, regressando para a Argentina em 1983, depois da queda dos militares. Intelectual atuante, participou de manifestações contra o governo neoliberal de Carlos Menem nos anos 90, quando sofreu um atentado. Iniciou sua carreira como político, assumindo cargos importantes, e, no início dos anos 2000, realizou os documentários “Memória do Saqueio” (2004) e o premiado no Festival de Veneza: “A Dignidade dos Ninguéns” (2005). Os dois filmes compõem um balanço sobre a tragédia social argentina nos anos de neoliberalismo.

O evento é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, o seminário “Cultura Atravessa” e a produtora Cine Sur, de Fernando Solanas. No sábado, dia 7 de setembro, o diretor ainda participa de um debate dentro do “Cultura Atravessa”, no Teatro Oficina, em São Paulo.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
Próximo da Estação Vergueiro do Metrô.
Fone: 3397-4001 – 3397-4002
Ingresso: R$ 1,00 (inteira) / R$ 0,50 (meia)

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL DE CIDADE TIRADENTES
Rua Inácio Monteiro, altura do n. 6.900
Esquerda com Rua Alexandre Davidenko
Cidade Tiradentes
Fone: 2555-2840
entrada franca

PROGRAMAÇÃO


06.09 | SEXTA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - SALA LIMA BARRETO
14h00 A DIGNIDADE DOS NINGUÉNS | CONVERSA COM FERNANDO SOLANAS

08.09 | DOMINGO
CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL DE CIDADE TIRADENTES
16h00 CONVERSA COM FERNANDO SOLANAS

FICHA TÉCNICA E SINOPSE
A dignidade dos ninguéns (La dignidad de los nadies), de Fernando Solanas
Argentina/Brasil/Alemanha, 2005, 35mm, cor, 115’ | Legendas em português | Exibição em vídeo digital. 14 anos.
Documentário sobre a resistência social de cidadãos argentinos à catástrofe social que assombrou o país durante os anos 90, tempos de neoliberalismo autoritário, fome e desemprego. Neste documentário, Solanas revela as pequenas vitórias e as façanhas cotidianas dos “ninguéns”, a população argentina que encontra formas para transformar a realidade.