Coletivo promove oficinas de dança e debate sobre a mulher no hip-hop

Atividades do B.Girls Art’Culando acontecem no domingo, dia 8, no Centro Cultural da Juventude, com entrada franca


Grupo B’Girl Day – Bonnitas Crew ministra oficina de break dance


Por Gabriel Fabri


O termo “B.Girl” se refere às mulheres que dançam o break, estilo de dança urbana relacionado à cultura hip-hop. Visando fortalecer a cena feminina nessa arte, o coletivo B.Girls Art’Culando vem realizando uma série de atividades abertas voltadas tanto para homens quanto para mulheres. No dia 8, das 14h às 19h, o Centro Cultural da Juventude recebe o grupo para dois workshops, uma roda de dança e um bate papo.

A programação tem início às 14h com a com um debate que enfoca o tema “a participação feminina na sociedade – o que o hip-hop significa para as envolvidas”, com integrantes do coletivo. Às 15h ocorre uma oficina de danças brasileiras, com Soraia Bennto, onde serão apresentados diversos tipos de dança, como o maracatu de baque solto ou virado e o batuque de umbigada. Na sequência, às 17h, será realizada uma oficina de break, ministrada pelo grupo B’Girl Day – Bonnitas Crew, que irá apresentar passos típicos do estilo, com enfoque no desenvolvimento corporal dos participantes.

A inspiração geral para a programação são os personagens Lampião e Maria Bonita. Isso ocorre porque o coletivo procura sempre trazer referências nacionais para as danças urbanas, geralmente associadas com o hip-hop norte-americano. Nessa aproximação com elementos brasileiros, há muitas danças da região Nordeste, local de origem desses personagens.

Serviço: “Art’culando Ideias: Lampião e Maria Bonita”. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 08, das 14h às 18h30.