Estreia de “Imagem Mulher” no Cine Olido terá conversa com diretora

Documentário de Maristela Bizarro discute como a mídia influencia a violência contra a mulher



Filme é construído a partir das histórias reais de Sandra Regina Alves, Ana Cláudia Martins e Norma Cubillos


Por Luísa Bittencourt


Antes de entrar para o circuito comercial, o Cine Olido, na Galeria Olido, promove, dias 6, 7 e 8, sessões de pré-estreia do documentário “Imagem Mulher”, dirigido por Maristela Bizarro. O argumento nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra ela.

Por meio das histórias reais de Sandra Regina Alves, Ana Cláudia Martins e Norma Cubillos, que participaram de oficinas de sensibilização em imagem e gênero, promovidas pelo Projeto Imagem Mulher, o filme questiona os estereótipos impostos às mulheres e o impacto que os mesmos exercem na vida de cada uma.

O projeto é fruto da parceria entre o Cinemulher e a União de Mulheres, entidades feministas que, ao longo de três meses, realizaram oficinas de técnicas de fotografia voltadas à sensibilização para questões de gênero. A ideia era que as participantes pudessem criar, produzir e difundir suas próprias imagens, em oposição aos modelos veiculados pela grande mídia.

O projeto parte de dois pressupostos: o primeiro é a crença de que a linguagem fotográfica pode despertar uma visão crítica sobre os papeis sociais desempenhados pelas mulheres nas esferas familiar, profissional e afetiva; o segundo leva em conta a relação da mídia com elas, calcada em valores conservadores e na submissão aos padrões masculinos –que não contemplam nem a realidade, nem as reivindicações políticas exercidas por elas.

A primeira exibição, que acontece sexta-feira, dia 6, às 19h, contará com as presenças das mulheres retratadas no documentário e da diretora Maristela Bizarro, ao lado de toda a equipe técnica.

Serviço: Galeria Olido – Cine Olido. Av. São João, 473, Centro. Dia 6, 19h. Dia 7, 15h. Dia 8, 17h. 14 anos. 58 min. R$ 1