Centro Cultural da Penha exibe cinema nacional às terças-feiras

A programação pode ser conferida entre os dias 3 e 24 de setembro, com entrada gratuita


Documentário "Daquele Instante em Diante" fala sobre vida e obra
do músico e poeta independente Itamar Assumpção



Por Amanda Monteiro

Conectar o público com o cenário histórico, político e artístico do país é o objetivo do projeto “Terça Tem Cinema”, que exibe filmes no Centro Cultural da Penha. 

Neste mês, foram selecionadas quatro produções de diferentes décadas. A mais recente, “Daquele Instante em Diante” (2011), de Rogério Velloso, é um documentário que narra a vida e a obra do músico e poeta Itamar Assumpção, um dos pilares do célebre movimento Vanguarda Paulista. “Alma Corsária” (1993), de Carlos Reichenbach, retrata, por meio da amizade de dois poetas, o questionamento do papel e espaço da arte diante do consumo e a valorização do materialismo na atualidade.

Os outros dois filmes programados são: “Os Anos JK - Uma Trajetória de Política” (1980), de Silvio Tendler, documentário que aborda a história do Brasil, partindo da eleição do presidente Juscelino Kubitschek; e, fechando a programação do mês, “O Bravo Guerreiro” (1969), de Gustavo Dahl, longa em preto e branco sobre a vida de um deputado da oposição que decide mudar de partido para se infiltrar no governo, acreditando ser essa a única forma de poder fazer algo pela causa pública. 

Serviço: Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha, Zona Leste | tel. 2295-0401. De 3 a 24. 3ª. Grátis. Retirar ingresso a partir das 18h30.
| Todas as projeções têm suporte em 35 mm.


Veja a programação completa:

DAQUELE INSTANTE EM DIANTE/ITAMAR ASSUMPÇÃO
(Brasil, 2011, 130 min, documentário). Dir.: Rogério Velloso. Sessão especial em parceria com o Itaú Cultural. Livre.
Vida e obra do músico e poeta independente Itamar Assumpção, um dos fundadores do movimento Vanguarda Paulista. 
| Dia 3, 19h30

ALMA CORSÁRIA
(Brasil, 1993, 116 min). Dir.: Carlos Reichenbach. Com Bertrand Duarte, Jandir Ferrari, Andrea Richa e outros. +16 anos.
Dois poetas, amigos de infância, lançam um livro em uma pastelaria do centro de São Paulo e convidam cafetões, prostitutas e desocupados para o evento, incluindo um suicida em potencial.  
| Dia 10, 19h30

OS ANOS JK - UMA TRAJETÓRIA POLÍTICA
(Brasil, 1980, 110 min, documentário). Dir.: Silvio Tendler. +12 anos. 
Painel da vida política brasileira, suas lutas e entraves na busca pela democracia, por meio de entrevistas, fotos, sons e imagens de arquivo que acompanham a trajetória do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
| Dia 17, 19h30

O BRAVO GUERREIRO
(Brasil, 1969, 80 min, PB). Dir.: Gustavo Dahl. Com Paulo César Pereio, Mário Lago, Ítalo Rossi e outros. +14 anos.
Para poder fazer algo pela causa pública, jovem deputado da oposição muda de partido e passa a integrar a base do governo, mas enfrenta problemas com um sindicato devido a um projeto de lei de sua autoria.
| Dia 24, 19h30