Projeto revela a arte das periferias

Autor do disco “Universo Preto Paralelo”, Ba Kimbuta é um dos convidados do “Estéticas das Periferias”

Por Gilberto De Nichile

Embora dificilmente destacadas pela grande mídia, manifestações artísticas das mais diversas modalidades existem e se espalham por toda a cidade, seja nos bairros mais distantes, seja nas comunidades da periferia. Com o objetivo de mostrar um pouco dessa arte, analisar seu conteúdo, qualidade e originalidade, além de discutir seus métodos de produção, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) é um dos espaços que integram, neste mês, o projeto “Estéticas das Periferias”.

Com início oficial marcado para dia 27, o evento, no CCJ, realiza uma prévia de atividades já no domingo, 25, na praça do Cemitério Cachoeirinha. O local aberto é palco para a “Hip-hop Rua”, programação que reúne dança urbana, feira literária, apresentações de rap e trabalhos em graffiti coordenados por Bonga, que, junto com outros artistas, pintará parte do muro do cemitério.

Até o fim do mês, haverá outras atividades nos espaços internos do CCJ, entre elas, oficina de e-book, espetáculos e palestras sobre cultura afro e uma batalha da popular dança do passinho, surgida nas comunidades cariocas.

Também cinco bibliotecas públicas recebem escritores para falar diretamente com seus leitores.


Veja a programação completa:


ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE | ZONA NORTE | GRÁTIS
Realização: Ação Educativa, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Museu do Futebol, Núcleo de Antropologia Urbana da USP, Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ e SescSP. A programação completa pode ser conferida no site www.esteticasdasperiferias.org.br .

Prévias “Hip-hop Rua”
As atividades abaixo completam os eixos curatoriais “Produção e difusão da cultura da periferia” e “Direito à cidade”. Essa programação é uma prévia do projeto, que tem abertura oficial marcada para dia 27.

ENCONTRO DE GRAFFITI
Curadoria: Bonga.
Parte do muro que cerca o Cemitério Cachoeirinha será renovado com o trabalho de diversos artistas da cidade. O grafiteiro Bonga, que faz arte urbana desde 1996 em ruas de diversas cidades do país, organiza a obra.
| Praça do Cemitério (em frente ao CCJ). Dia 25, a partir das 10h

DANÇA: THE KING CREW
Formado no CCJ, o grupo de dança urbana apresenta alguns movimentos e coreografias resultantes do projeto piloto de residência ocorrido no local.
| Praça do Cemitério (em frente ao CCJ). Dia 25, a partir das 10h

CONHECIMENTO: 2ª FEIRA LITERÁRIA DO CCJ
Curadoria: Ruivo Lopes.
Considerado o quinto elemento do hip-hop, o conhecimento está representado nesta programação pela literatura da periferia. A feira é voltada para a difusão de publicações e produções culturais independentes e periféricas. Interessados em expor e vender seus livros podem se inscrever por meio do formulário disponível no site ccj.art.br .
| Praça do Cemitério (em frente ao CCJ). Dia 25, das 13h às 17h

MÚSICA: RAP CONTRA A REDUÇÃO
Curadoria: Akins Kintê. MC’s convidados: Akins Kintê, Elizandra Souza, Fino du Rap, James Lino, Luisa Valente, Lurdez da Luz, Preto Win, Raphão Allafin, Roberta Estrela D’Alva, Tati Botelho, Tiago Redniggaz e Tubarão Du Lixo. DJ: Eduardo Brechó.
Debate rimado contrário à proposta de redução da maioridade penal, idealizado pelos rappers e poetas Akins Kintê e Tubarão DuLixo, com a participação de convidados.
| Para participar, é necessário enviar vídeo para o canal do You Tube batizado “Contra a Redução” ou enviá-lo para o email do projeto: contramaioridadepenal@gmail.com . Praça do Cemitério (em frente ao CCJ). Dia 25, a partir das 14h

Terça Afro

COLETIVO ESPERANÇA GARCIA
Comemorando um ano de existência, o projeto traz o coletivo que o inspirou. Formado por mulheres negras e periféricas, o grupo existe desde 2009 e procura discutir seus direitos, diferenças e possibilidades.
| Espaço Sarau. Dia 13, 19h

TEATRO: QUIZUMBA
Partindo de histórias do Mestre Pastinha e de Zumbi dos Palmares, o espetáculo narra a trajetória de dois meninos que, ao equilibrarem covardia e valentia, transformam-se em guerreiros.
| Área de convivência. Dia 17, 16h

MÚSICA: BA KIMBUTA & MAKOMBA
Fundador do grupo musical Uafro, Kimbuta lança, em 2012, seu primeiro trabalho solo: “Universo Preto Paralelo”, que mescla rap a vertentes da música negra, como afrobeat, funk e samba.
| Anfiteatro. Dia 30, 20h (retirar ingresso a partir das 19h na recepção do CCJ)

DANÇA: BATALHA DO PASSINHO
DJ: Dramatticallis. Apresentação: Montanha (Funk TV). A atividade integra também as comemorações do Dia da Juventude realizadas pelo CCJ.
O passinho é um fenômeno cultural surgido nas favelas cariocas que se popularizou no Rio de Janeiro. Suas coreografias surgiram do funk e agregam estilos como break, frevo e kuduro angolano. Nesta batalha no CCJ, cada concorrente tem 45 segundos para se apresentar. Podem participar jovens a partir de 14 anos. Os três primeiros colocados ganham prêmios. As inscrições devem ser feitas, até dia 20, pelo email inscricoes@ccj.art.br ou na recepção do CCJ. Mais informações no site passinho.ccj.art.br .
| Teatro de arena. Dia 31, 16h

Oficina

COMO FAZER UM E-BOOK
Coord.: Erick Santos Cardoso (editor da Globo Livros e da Editora Draco).
A oficina aborda a produção de um e-book e seus formatos de arquivo mais comuns, como PDF, EPUB e MOBI; como formatar um texto em EPUB utilizando o programa SIGIL e como entrar nas principais livrarias com o formato digital.
| +15 anos. 15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Sala de Projetos. Dia 28, 18h

Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466.


ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS: O ESCRITOR NA BIBLIOTECA
BIBLIOTECAS PÚBLICAS | GRÁTIS

PINGO DE FORTALEZA
O cantor, compositor e pesquisador cultural apresenta, por meio de canções, relatos e imagens, uma síntese de seu projeto “Pérolas do Centauro”, que aborda 30 anos de carreira e o universo da produção musical cearense, com referência nos 40 anos do “Pessoal do Ceará”, composto por Fagner, Belchior e Ednardo, que despontaram no cenário musical brasileiro no início dos anos 70.
| BP Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul. Tel. 5687-0408 e 5691-0433. Dia 29, 19h
| BP Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé, Zona Leste. Tel. 2092-4570. Dia 31, 14h

BRUNA BEBER
Nascida em Duque de Caxias (RJ), em 1984, Bruna publicou “A Fila sem Fim dos Demônios Descontentes” (2006), “Balés” (2009), a pequena coletânea “Rapapés & Apupos” (2012) e “Rua da Padaria” (2013). Convidada da Flip 2013, ela tem poemas traduzidos e publicados na Alemanha, Argentina, Espanha e outros países.
| BP Camila Cerqueira César. Rua Waldemar Sanches, 41, Butantã, Zona Oeste. Tel. 3731-5210. Dia 28, 14h

TONI C.
Autor dos livros “Um Bom Lugar - Biografia Oficial de Mauro Mateus dos Santos - Sabotage” e “O Hip-Hop Está Morto! - A História do Hip-Hop no Brasil”.
| BP Jamil Almansur Haddad. Rua Andes, 491-A, Guaianases, Zona Leste. Tel. 2557-0067. Dia 27, 14h
| BP Pedro Nava. Av. Engenheiro Caetano Álvarez, 5.903, Mandaqui, Zona Norte. Tel. 2973-7293. Dia 30, 14h