SMC celebra o "Dia Internacional da Juventude" com o Ciclo de Debates: "As redes e as ruas"

Diversos espaços da Secretaria Municipal de Cultura abrigam debates sobre o papel das redes na cobertura, organização e repercussão das recentes manifestações que aconteceram por todo o país e participação política em movimentos sociais. CCJ e BMA organizam exposição com registros e cartazes das manifestações

O Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, foi instituído em 1999 pela Assembleia Geral da ONU como resultado da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens. A data serve de referencial para dar visibilidade às lutas da juventude ao redor do mundo.

Recentemente, os jovens foram mais uma vez protagonistas nas manifestações que tomaram as ruas de todo o país e marcaram o ano de 2013 na história das manifestações populares. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, o Centro Cultural da Juventude organizará uma exposição e um ciclo de debates sobre o tema.

DEBATE: O PAPEL DAS REDES NA COBERTURA, ORGANIZAÇÃO E REPERCUSSÃO DAS MANIFESTAÇÕES
Convidamos pessoas que participaram das manifestações que tomaram as ruas de São Paulo no mês de junho para construir uma reflexão com o público do CCJ sobre temas como mídia, repressão policial, participação popular e juventude. A atividade integra o Ciclo de Debates sobre Juventude e Manifestações: “As redes e as ruas”, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.Convidados: Graziela Kunsch (Artista e Integrante do TarifaZero.org e do MPL), Pablo Capilé (Mídia Ninja – Fora do Eixo), Pablo Ortellado (USP), André Bueno (Curador da Exposição “Autonomídia”), mediação: CCJ.
| Dia 10/08, sábado, 16h. Área de Convivência, CCJ.

DEBATE: JUVENTUDE, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS
Convidados: Gabriel Medina (Coordenação de Juventude da Prefeitura de São Paulo), Helena Abramo (Secretaria Nacional de Juventude), Prof. Jean Tible (Prof. de Relações Internacionais), Marcelo MPL (a confirmar), mediação: Renato Almeida (Programa VAI).
| Dia 12/08, segunda, 18h. Praça das Artes.

DEBATE: PRÁTICAS E HÁBITOS: A CULTURA POLICIAL

Convidados: Douglas Anfra (Mestre em Filosofia pela USP), Profa. Vera Telles (USP), Prof. Luís Antônio Francisco de Souza (Unesp/Observatório de Segurança Pública), Luciana Guimarães (Instituto Sou da Paz), mediação: Prof. Ricardo Musse (USP).
| Dia 13/08, terça, 18h. Centro Cultural São Paulo.

EXPOSIÇÃO: AUTONOMÍDIA

Curadoria: André Bueno. A mostra fotográfica reunirá registros das manifestações ocorridas em junho de 2013 em todo o país, além de registros de manifestações anteriores. A exposição será montada a partir de imagens enviadas por e-mail por participantes destas manifestações que, ao criar registros potentes e utilizar as mídias sociais como principal fonte de informação e meio de comunicação, puseram em xeque os registros e informações produzidos pela grande mídia. Os registros selecionados farão parte da exposição e os materiais recebidos ficarão disponíveis no site do projeto: autonomidia.ccj.art.br
| Abertura da exposição: 10/08, sábado, 19h. Área de Convivência, Centro Cultural da Juventude. Visitação: de 11/08 a 31/08, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.

EXPOSIÇÃO DE PARTE DO ACERVO DE CARTAZES DAS MANIFESTAÇÕES DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE (BMA)

A Biblioteca Mário de Andrade recebeu cerca de 63 cartazes doados pela gráfica Meli-Melo. Os trabalhos foram elaborados por manifestantes que enviaram seus cartazes pelo facebook para que fossem impressos e distribuídos nas ruas de São Paulo durante as manifestações. Beto Galvão, idealizador do projeto, comemora a grande adesão à iniciativa e relata que sua página do Facebook teve mais de 7 mil “curtidas” durante este período. Os cartazes foram incorporados à coleção de artes da Biblioteca Mário de Andrade e podem ser consultados de segunda a sexta, das 10h às 19h.