5º Festival Contemporâneo de Dança chega à Galeria OIido

O festival tem programação entre os dias 1º e 11 de novembro na Sala Paiçandu

A revista alemã Tanz Aktuell, recentemente, definiu o dançarino, ator e escritor mineiro Marcelo Gabriel como “um dos mais contundentes representantes da cena brasileira de dança”. Fundador da Cia. de Dança Burra e duas vezes premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 1995 e 1996, ele é um dos coreógrafos convidados do 5º Festival Contemporâneo de Dança (FCD) com o espetáculo “Prêt-à-Porter de Vísceras II”, encenado na Galeria Olido. O trabalho faz um libelo a favor da liberdade de expressão e autonomia de criação dentro de uma sociedade, considerada, pelo autor, ainda imatura.

Entre os dias 1º e 18, o FCD reúne, em São Paulo, na Caixa Cultural da Sé, no Centro Cultural Banco do Brasil, além da Olido, dançarinos de diversos países. Para Adriana Grecchi, que divide com Amaury Cacciacarro a curadoria, a proposta do festival, desde sua criação, é colocar o público frente a artistas nacionais e internacionais que imprimem novas direções à dança contemporânea, com pesquisas e experimentação de linguagem, questionando modelos estanques de existência e desafiando padrões de representação. “O evento é completado por oficinas de dança e se constitui em um ponto de encontro entre artistas de diferentes vertentes, propiciando um intercâmbio cultural enriquecedor para todos os participantes”, conclui a curadora.

Além do trabalho de Gabriel, mais quatro coreografias são encenadas na Sala Paiçandu da Olido entre os dias 1º e 11. “This Is Concrete”, do dançarino sueco que atua em Estocolmo e na Holanda, Jefta van Dinther, em parceria com o brasileiro Thiago Granato (São Paulo e Alemanha); “You Must”, de Fernando Belfiore (São Paulo e Holanda); “Chamando Ela sem Eles”, de Sheila Ribeiro (São Paulo) e “O.”, de Elisabete Finger (Curitiba e Alemanha). A entrada é franca.

Serviço: Galeria Olido – Sala Paiçandu. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 1º a 11/11. Grátis (retirar ingresso uma hora antes da apresentação)

Veja a programação completa:

5º FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA
GALERIA OLIDO | SALA PAIÇANDU | CENTRO | DE 1º A 11 | GRÁTIS

Realização: Agência Fractal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Secretarias do Estado e Municipal de Cultura.
| Retirar ingresso uma hora antes de cada espetáculo.

JEFTA VAN DINTHER E THIAGO GRANATO
Espetáculo: “This Is Concrete”. 50 min. +12 anos.
Dinther, coreógrafo que trabalha na Suécia e Holanda, e Granato, no Brasil e na Alemanha, interpretam dois homens cujos corpos se embrenham um no outro, borrando limites.
| Dias 1º e 2, 21h

FERNANDO BELFIORE
Espetáculo: “You Must”. 35 min. +16 anos.
O coreógrafo, que se apresenta em São Paulo e Holanda, cria, com o uso da voz, uma colagem destacando a materialidade do corpo e da cena a fim de estimular a produção de sentidos.
| Dia 3, 21h. Dia 4, 19h30
 
SHEILA RIBEIRO
Espetáculo: “Chamando Ela sem Eles”. 50 min. +16 anos.
O espetáculo mescla conceitos de moda, dança, arquitetura e tecnologia, resultantes do encontro da artista com o fotógrafo baiano Tiago Lima e o músico, e também fotógrafo, João Meirelles.
| Dia 4, 18h

ELISABETE FINGER
Espetáculo: “O.”. 50 min. Livre.
A coreógrafa curitibana, que se apresenta no Brasil e na Alemanha, propõe este trabalho inspirado em um círculo, um buraco, com suas possibilidades precárias de ser e pertencer, de funcionar e exceder, e de atravessar. Último da série “estudos para monstro” (2010-2012) sobre composições possíveis para o mesmo grupo de elementos.
| Dias 8 e 9, 21h

MARCELO GABRIEL
Espetáculo: “Prêt-à-porter de Vísceras II”. 50 min. Livre.
O dançarino mineiro, duas vezes premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 1995 e 1996, mostra esta obra que é um libelo a favor da liberdade de expressão e autonomia em uma estrutura imatura. A revista alemã Tanz Aktuell definiu Gabriel como “um dos mais contundentes representantes da cena brasileira de dança”.
| Dia 10, 21h. Dia 11, 19h30