Novo cinema chinês ganha mostra no Cine Olido

A partir do dia 8 de maio, a mostra “Cinema Chinês Hoje” exibe filmes de cineastas chineses reconhecidos, como Ang Lee, Wong Kar-Wai, Zhang Yimou e conta ainda com a presença do diretor Peng Chen

Share/BookmarkCompartilhe

Em parceria com a Embaixada da República Popular da China, o Cine Olido exibe, a partir do dia 8 de maio, a mostra “Cinema Chinês Hoje”. A programação traz nove longas-metragens de diretores reconhecidos que estão contribuindo para uma nova forma de fazer cinema nessa região, distante da tradicional imagem das lutas marciais ou da aura mística. Nesse percurso, alguns cineastas chineses ganharam projeção em Hollywood, entre eles, Ang Lee e Wong Kar-Wai, mas outros optaram por explorar o filão do cinema falado em mandarim. Outros, ainda, encontraram um meio-termo.

O novo olhar que se projeta agora sobre a produção cinematográfica da China vem se formatando nos últimos 20 anos e privilegia, também, os conflitos familiares e pessoais, além do cotidiano de grandes cidades, como Xangai, e a migração do campo para a cidade.

Na mostra, o ruralismo, faceta tradicional do cinema chinês, está presente no filme “Andando para a Escola”. Os irmãos Peng Chen e Peng Jiahuang dirigem uma história sensível que aborda o desafio das crianças desfavorecidas para ir ao colégio a partir do drama de dois irmãos. A mais velha atravessa um rio, observada pelo irmão mais novo, que aguarda o dia em que poderá seguir pelo mesmo caminho. O diretor Chen vem ao Brasil para acompanhar a exibição e participa de um bate-papo com o público antes da sessão.

O celebrado cineasta Zhang Yimou está representado na programação com o longa “A Árvore do Amor”, mas o público também deve se lembrar de seu trabalho por meio de filmes como “O Clã das Adagas Voadoras” e “Herói”, exemplos de produções de sua autoria que ganharam maior repercussão nos últimos anos. Com “A Árvore do Amor”, o diretor retorna às raízes e ambienta sua história no campo, recorrendo ao melodrama para abordar a paixão de dois jovens em meio à Revolução Cultural do líder comunista Mao Tsé-Tung. O romance é retratado com doçura e leveza. A fotografia impecável, uma das características do cinema de Yimou, é um dos pontos altos também dessa produção, que conta, ainda, com uma ambientação histórica bastante elogiada pela crítica especializada.

 
Serviço: Cine Olido. Av. São João, 473, Centro | tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 8 a 13/5. R$ 1.
 

Confira a programação completa:

CINEMA CHINÊS HOJE

GALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 8 A 13 | +14 ANOS | R$ 1

Mostra que apresenta uma seleção inédita no Brasil de filmes chineses contemporâneos. O programa apresenta produções de diretores renomados, como Zhang Yimou e Tsui Hark, e de jovens diretores, como Zhang Meng e Peng Chen. Os dois últimos estarão presentes na abertura do evento, no dia 8. Apoio: Embaixada da República Popular da China.

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

 

DETETIVE DEE E O MISTÉRIO DA CHAMA DO FANTASMA

(Di Renjie, China/Hong Kong, 2010, 119 min). Dir.: Tsui Hark. Com Andy Lau, Carina Lau, Li Bingbing e outros.

Detetive exilado é recrutado para resolver uma série de mortes misteriosas que ameaçam retardar a coroação da primeira imperatriz da China.

| Dia 8, 15h. Dia 12, 17h

 

O PIANO DE FÁBRICA

(Gang De Qin, China, 2010, 119 min). Dir.: Zhang Meng. Com Qin Hailu, Shin-Yeong Jang, Wang Qianyuan e outros.

Apaixonado por música, metalúrgico toca acordeão numa banda. Sua vida sofre reviravoltas quando a mulher desaparecida retorna depois de anos sem dar notícias, pedindo o divórcio e a custódia da filha.

| Dia 8, 17h. Dia 12, 19h

 

ANDANDO PARA A ESCOLA

(Walking to School, China, 2009, 90 min). Dir.: Peng Jiahuang e Peng Chen. Com Ding Jiali, A Na Mu Ling, Cao Xiwen e outros.

Crianças desfavorecidas chinesas enfrentam grandes dificuldades para ir à escola. Entre elas, um irmão observa a irmã mais velha a caminho das aulas enquanto ele aguarda ansiosamente sua vez.

| Dia 8, 19h30. Dia 11, 17h

 

AMOR E GLAMOUR

(Ai Chu Se, China, 2010, 97 min). Dir.: Chen Yili. Com Liu Ye, Yao Chen, Mo Xiaoqi e outros.

Jovem recém-chegada a Beijing consegue emprego em uma prestigiada revista de moda graças ao editor-chefe, melhor amigo de sua tia. Lá, conhece um artista talentoso e arrogante.

| Dia 9, 15h

 

A ÁRVORE DO AMOR

(Shan Zha Shu Zhi Lian, China, 2010, 114 min). Dir.: Zhang Yimou. Com Zhou Dongyu, Dou Xiao, Yu Xinbo e outros.

Após ver seu pai ser preso pelo governo da China, garota é mandada para o campo a fim de passar por um período de reeducação durante a Revolução Cultural. Preocupada com o futuro de sua família, ela adota um comportamento prudente até se apaixonar pelo filho de um oficial.

| Dia 9, 17h. Dia 11, 19h

 

O MONTE DE BUDA

(Guan Yin Shan, China, 2010, 100 min). Dir.: Li Yu. Com Sylvia Chang, Fan Bingbing, Bo-Lin Chen e outros.

Três jovens residentes de Chengdu lutam para ganhar a vida fazendo bicos. Quando o apartamento onde moram recebe uma ordem de demolição, eles são obrigados a alugar o quarto de um cantor da Ópera de Beijing, que está de luto pela morte do filho.

| Dia 9, 19h. Dia 13, 17h

 

PARAÍSO NO OCEANO

(Haiyang Tiantang, China, 2010, 96 min, legendas em espanhol). Dir.: Xue Xiaolu. Com Jet Li, Wen Zhang e outros.

Empregado exemplar de um aquário precisa cuidar do filho com autismo. Ao descobrir que está com câncer em estágio avançado, o homem se preocupa com o futuro do menino.

| Dias 10 e 12, 15h

 

FUNDO NAS NUVENS

(Deep in Clouds, China, 2010, 93 min, legendas em espanhol). Dir.: Liu Jie. Com Wang Puze, Na Zhenye, Ji A’di e outros.

Em um vilarejo ribeirinho, rapaz não pode se casar com a garota que ama por conta da tradição Lisu. O irmão dela é preso e seu pai tenta casar a jovem com alguém influente a fim de conseguir a soltura do rapaz.

| Dia 10, 17h. Dia 11, 15h

 

MOMENTO ETERNO

(Jiang Ai, China, 2011, 103 min, legendas em espanhol). Dir.: Zhang Yibai. Com Li Yapeng, Xu Jinglei,Wang Xuebing e outros.

Dois amantes se encontram em três situações diferentes de suas vidas e em lugares também distintos: Beijing, Shanghai e França.

| Dia 10, 19h. Dia 13, 15h