Biblioteca Monteiro Lobato agora tem gibiteca

Fonte: Jornal da Tarde

Saulo Luz

Não é de hoje que se sabe que as histórias em quadrinhos podem despertar muitas crianças e adolescentes para o prazer da leitura. Percebendo isso, a Biblioteca Monteiro Lobato - voltada para a literatura infantil - vai contar agora com uma gibiteca. Cerca de 3.500 exemplares, entre gibis, álbuns, mangás, fanzines e RPG, compõem o novo acervo, que estará disponível para consultas e empréstimos. 'Notamos que o público adolescente estava muito afastado da biblioteca e precisávamos de algo para atraí-lo. Foi quando lembramos que a garotada adora quadrinhos e resolvemos montar a gibiteca', conta Rita de Fátima Gonçalves Pisniski, diretora da biblioteca.

A coleção reúne as famosas revistas em quadrinhos da Disney, Marvel e da DC. Além, é claro, de títulos nacionais como a Turma da Mônica e outras publicações de Maurício de Souza e Ziraldo. Outro destaque são os clássicos internacionais, como os álbuns de Asterix e Obelix e As Aventuras de Tintin.

O novo espaço será inaugurado amanhã (10), às 10 horas, e contará com uma programação com encontros, palestras, sessões de vídeo e oficinas. Entre às 10h e 15h serão exibidos os filmes X-Men e Asterix, O Gaulês - baseados em séries de quadrinhos - e A Turma da Mônica em uma aventura no tempo, animação sobre os personagens mais famosos de Mauricio de Souza, que, após um acidente com uma máquina do tempo vivenciam aventuras em diversas eras da História. As 10h30, o cartunista e ilustrador Ohi conduzirá uma oficina de desenho e dois caricaturistas vão desenhar os visitantes. Para praticantes de RPG ou interessados no tema, serão realizados encontros coordenados pela Ludus Culturalis - associação sem fins lucrativos que incentiva o aprendizado e a inclusão social por meio de atividades lúdicas.

Endereço: Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, São Paulo. Telefone: 11-3256-4122.