2ª Palhaçaria arma lona azul e branca no vale do Anhangabaú

Fonte: Folha de S. Paulo

Palhaços, malabaristas e trapezistas se exibem de amanhã a domingo no centro

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Perninha, Gibiló, Pururuca, Gachola, Padoca, Gelatina e Bacalhau são alguns dos palhaços escalados para dividir a cena com cerca de 140 artistas de circo na 2ª Palhaçaria Paulistana, de amanhã a domingo, na lona azul e branca montada no Anhangabaú, sob o viaduto do Chá, no centro de São Paulo.
Estão programados 15 espetáculos gratuitos (500 lugares) em sessões matutinas, vespertinas e noturnas, dependendo do dia, com números de acrobacia, malabares, magia, perna-de-pau, cama elástica etc.
Também haverá apresentações ao ar livre, como descida em rapel do viaduto e o trapézio aéreo, em um equipamento destinado ao "vôo" dos artistas a nove metros do chão.
Os palhaços têm espaço cativo, tanto que deles deriva a corruptela que dá nome ao evento: palhaçaria, misto de associação e celebração do ofício.
Em meio a representantes do circo no Estado, como os grupos Vox, Acrobáticos Fratelli. Navegador, Rocokóz e Ébanos, além de grupos de interseção teatral, como La Mínima, Parlapatões e Raso da Catarina, desponta uma atração internacional: o casal de palhaços Watson e Catherine, do circo norte-americano Ringling Bros., grupo que tem 123 anos.
Ao contrário da tradição brasileira, Watson e Catherine não são batizados com apelidos. Eles usam os nomes próprios no picadeiro. Amanhã, a abertura do projeto será às 18h, horário de pico de pedestres que, em sua maioria, ruma para estações de metrô da região e pode optar pela "happy hour" literal, um intervalo de riso e diversão em meio ao corre-corre cotidiano na cidade.
Na quinta e na sexta, as apresentações começam às 10h e vão até à noite. No sábado, a lona recebe os artistas a partir das 11h. No domingo, último dia, as atrações serão exibidas desde as 15h.
A Palhaçaria é uma realização da Cooperativa Paulista de Circo, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. Segundo Bel Toledo, 52, presidente da entidade criada em 2006 e que reúne cerca de 300 associados, a primeira edição atraiu cerca de 10 mil espectadores para dez espetáculos no ano passado, cinco a menos do que a programação atual. A previsão agora é receber 15 mil.
De acordo com ela, que é do circo Ébanos e tem mais de 20 anos como artista circense, o evento também é oportuno para a qualificação dos profissionais. A eles, são oferecidos cursos paralelos, como de direção ou de palhaço.

 

2ª PALHAÇARIA PAULISTANA
Onde: lona armada no vale do Anhangabaú, sob o viaduto do Chá, SP
Quando: de amanhã a dom.; mais informações, tel. 3334-0001, r. 1947, ou www.cooperativapaulistadecirco.com.br
Quanto: entrada franca (retirar ingressos com antecedência)