Exposição reflete sobre fotografia ibero-americana

Fonte: Folha De São Paulo

"Laberinto de Miradas" reúne o trabalho documental de 15 grupos de oito países, que irão produzir ensaio sobre SP

Evento começa hoje na galeria Olido; resultado da pesquisa será mostrado no fim de semana e na internet

EDER CHIODETTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Três anos, 18 países e 500 fotógrafos foram necessários para que o curador espanhol Claudi Carreras, 35, desse forma ao "Laberinto de Miradas", projeto da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), que visa pesquisar, expor e refletir sobre a fotografia documental ibero-americana dos últimos dez anos.
O "Laberinto" irá se estender por mais de 20 países até 2011 com três exposições itinerantes. Coube a São Paulo inaugurar a terceira delas, que serve de mote para o Encontro de Coletivos Fotográficos Ibero-Americanos, que se inicia hoje, com palestra inaugural, às 15h, e abertura de exposição às 19h, na galeria Olido.
No total são 15 coletivos de oito países (Espanha, Portugal, Brasil, México, Argentina, Venezuela, Guatemala e Peru), que estarão presentes para falar sobre suas produções, trocar experiências e produzir juntos um ensaio sobre São Paulo em quatro dias.
Uma mostra desse material será exibida no encerramento do encontro, no próximo domingo, e posteriormente no site do projeto (www.laberinto demiradas.net), onde também se pode ver as duas mostras que não virão ao Brasil.

Destaques
A mostra é dividida em três módulos: coletivos sociais, profissionais e de pesquisa de linguagem. Os coletivos sociais abrigam a produção de parcelas marginalizadas na sociedade, como moradores de favelas ou os indígenas que formaram o grupo Archivo Tafos, com belas e dramáticas imagens em preto-e-branco.
No segundo andar da galeria, estão os coletivos formados por profissionais. Em geral são grupos de fotógrafos que se unem por afinidade estética e conveniência de mercado. Aqui se destacam os brasileiros da Cia de Foto, com o novo e intrigante ensaio "Guerra" no qual a cidade de São Paulo é retratada sob uma atmosfera que remete às imagens clássicas de guerra.
A influência da cultura de massa dos EUA sobre o México é o tema do divertido e irônico ensaio dos fotógrafos do Mondaphoto, que se destacam também pela unidade da linguagem. Outra boa atração são as obras de caráter mais experimental e teatralizado do venezuelano ONG, no módulo de pesquisa de linguagem.