CCSP abre exposição com oito novos artistas

Fonte: Folha De São Paulo

Mostra reúne instalações, vídeos, retratos e pinturas

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O rosto de uma mulher em grandes proporções surge repentinamente numa tela branca. Antes de sumir de repente, assopra. A mesma imagem volta em alguns segundos e causa estranheza aos pedestres que andam pela rua Vergueiro e aos visitantes do Centro Cultural São Paulo.
A figura "estranha" é Naiah Mendonça, 30, cuja videoinstalação faz parte da 3ª Mostra do Programa de Exposições 2008, tradicional projeto que reúne novos artistas desde 1989.
"Quero que o público usual do espaço e as pessoas que olham sem preocupação para o interior do prédio de repente vejam essa grande figura, de feições não muito amigáveis", conta a artista paulista, que já participou de diversas coletivas importantes, como o "Rumos", do Itaú Cultural, em São Paulo, e o Salão da Bahia, em Salvador.
"É um sopro que remete ao episódio bíblico do sopro da vida ou também a algo sussurrado em seu ouvido, que pode ser bom ou ruim. O mistério é essencial nisso."
O trabalho de Mendonça não é o único a usar o vídeo como principal linguagem na exposição. O artista gaúcho Cristiano Lenhardt, 33, fez uma compilação de oito vídeos, divididos entre narrativas de tom fantástico e de gosto kitsch, mas que dialogam entre si.
Já o paulistano Paulo Almeida, 31, é adepto da pintura e retrata, como se fosse vista aérea, dois andares do centro cultural, em método que se aproxima de plantas cartográficas.
De Santo André, vem Carlos Ribeiro, 52, com uma série de retratos feitos com caneta esferográfica. Como suporte, ele usa alvos de papel descartados em sessões de tiro da Academia de Polícia de São Paulo: "A violência perpassa a minha obra, mas a identidade é o tema principal". Completam a exposição trabalhos de Fernando Velázquez, Felipe Segall, Marina Camargo e Yukie Hori.

|Serviço: 3ª MOSTRA DO PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES 2008
Abertura hoje, às 15h; ter. a sex., das 10h às 20h, e sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h; até 15/2/2009
Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3383-3402); livre 
Entrada franca