Ibirapuera ganha biblioteca que abre só em dia de semana

Fonte: Folha De São Paulo

Subordinado à Secretaria do Verde, local não tem ainda funcionários suficientes para atender aos finais de semana

Acervo da biblioteca, que fica dentro do parque, é especializado em temas ambientais, ecológicos e de cultura de paz

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde a última quinta-feira, o parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo) conta com uma biblioteca especializada em temas ambientais, ecológicos e de cultura de paz. O local, no entanto, funciona apenas durante a semana, pois ainda não há funcionários em número suficiente para atender ao público também nos finais de semana, segundo Rose Marie Inojosa, coordenadora da Umapaz (Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz).
O Ibirapuera recebe 20 mil pessoas de segunda a sexta, 70 mil pessoas aos sábados e 130 mil pessoas aos domingos, segundo a assessoria do parque.
Um concurso público já foi aberto para a contratação de profissionais para a biblioteca, mas, por enquanto, não há data para que eles comecem a trabalhar, o que deve ocorrer nos próximos meses.
De acordo com a bibliotecária Eveline Brasileiro Leal, responsável pela nova biblioteca, havia oito anos que a prefeitura não abria concurso para novos profissionais da área -o último, segundo ela, foi ainda na gestão Marta Suplicy (PT), para atender à demanda das bibliotecas dos CEUs.

Empréstimo de livros
A nova biblioteca fica no edifício pertencente à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, onde funciona a Umapaz. O acervo dispõe de 2.500 títulos e 200 teses e trabalhos técnicos, além de discos multimídia. O empréstimo de livros é aberto a todos e é gratuito, basta realizar um cadastro. É possível levar até três volumes, com prazo de uma semana para a devolução.
Também é possível utilizar gratuitamente os três computadores com acesso à internet que ficam numa sala ao lado da biblioteca, onde também podem ser consultados informes de projetos ecológicos.
A sala dos computadores, a biblioteca e um salão de atividades integram o Espaço Sapucaia, como foi chamada a área destinada ao estudo dos assuntos ambientais dentro do edifício da Umapaz. O nome do espaço vem de uma árvore que dá flores cor-de-rosa e um fruto cheio de sementes.
Localizado dentro do parque e com entrada pela av. Quarto Centenário, o edifício da Umapaz foi construído na década de 1940, é amplo e arejado, com 1.500 m2, enormes janelas, dois auditórios e dezenas de salas, onde funcionam projetos ambientais e são organizados cursos, oficinas e palestras.
Educação ambiental, exposições, ioga, tai chi, meditação e dança estão entre as atividades gratuitas. O destaque são os cursos, também gratuitos, oferecidos pela Gaia Foundation, órgão internacional voltado ao meio ambiente e que oferece encontros com especialistas internacionais.
O local onde hoje funciona a Umapaz abrigou o departamento de edificações da prefeitura até 2006, quando passou a ser subordinado à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Segundo o secretário Eduardo Jorge, de 15 mil a 20 mil pessoas freqüentam o espaço anualmente.
O acervo que compõe a biblioteca já existia, mas era restrito aos funcionários da secretaria. O órgão decidiu então investir, mudando o acervo de lugar e prometendo ainda a sua ampliação. Eduardo Jorge diz que parte da verba para aumentar o número de volumes virá de sua secretaria, o que contará com parceria das pastas de Cultura e de Educação.
O funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/5572-1004