As diversas faces de uma cidade cantada

Fonte: O Estado De São Paulo

Sambista Paulo Vanzolini abre evento sobre composições feitas para São Paulo


São Paulo é temperada pela diversidade e forjada em contradições. O retrato de um lugar tão complexo desafia qualquer artista. Embora se possa dizer que alguns músicos têm a cara da cidade, somente um painel plural pode dar conta desse mosaico. O evento Patrimônio Musical de São Paulo aceitou a tarefa de pintar esse quadro apelando para as composições que falam do Estado. Ele tem início hoje, às 18 h, com uma palestra do sambista e zoólogo Paulo Vanzolini, de 84 anos, que será realizada na Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé (zona leste).

Autor das antológicas Ronda, Volta Por Cima e Praça Clóvis, Vanzolini falará de suas composições e do samba paulista. Antes da sua palestra, haverá a exibição do documentário A Ciência do Bamba (2007, 22 min.) que trata da sua vida e obra. A direção é de Edson Maurício Cabral e Livia Mannini.

O filme apresenta depoimentos dos professores Antonio Cândido e Aziz Ab’Saber, do compositor Eduardo Gudin, das cantoras Márcia, Ana Bernardo e Cristina Buarque, do cantor José Domingos, do violonista Ítalo Perón, do médico Drauzio Varela e do jornalista Aluízio Falcão. Pessoas que conviveram intensamente com o compositor boêmio também falam. Ana Bernardo e Ítalo Rossi, acompanhados de um regional, interpretam as músicas do zoólogo Vanzolini.

“A cidade precisa parar para se humanizar”, diz o jornalista e pesquisador Assis Ângelo. Segundo ele , a arte é capaz de mostrar as suas contradições. E na sua arte, Paulo Vanzolini vai às minúcias para resgatar a grandeza de São Paulo “essa babel”. Ao lado de Adoniran Barbosa, Vanzolini se tornou o rosto definitivo da cidade, diz Ângelo. Mas eles são como as faces contrárias da mesma moeda: enquanto o primeiro é o compositor de pouco estudo formal, o outro é o sambista erudito. Suas criações estão impregnadas por essas condições diferentes. Mas Assis alerta que o painel fica mais próximo da realidade se forem incluídos Geraldo Filme e Germano Mathias.

Assis Ângelo realiza duas palestras, nos dias 10 e 24, às 15 h, sobre as músicas feitas para a cidade e a origem de São Paulo, além do tema da cidadania. Ele vai apresentar gravações raras. No dia 31, às 18 h, Osvaldinho da Cuíca toca com Odair Menezes (cavaco) músicas sobre o samba paulistano.


|SERVIÇO: Paulo Vanzolini. Biblioteca Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé, 6192-4570. Hoje, 18 h. Grátis