Transplante de árvores gera polêmica no Ibirapuera

Fonte: O Estado De São Paulo

Um acordo entre o Ministério Público e a Prefeitura para a reabertura da alça de acesso à Avenida IV Centenário pela Avenida Pedro Álvares Cabral, na região do Parque do Ibirapuera (zona sul), causou confusão no local na tarde de ontem. O acordo prevê a remoção de nove árvores, que, segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), serão replantadas em outro local do próprio parque.

Para freqüentadores do Ibirapuera e integrantes do Conselho Gestor do parque, a medida, além de ilegal, vai prejudicar o acesso de idosos, ciclistas e pessoas com crianças à área, causando intenso fluxo de veículos na IV Centenário. Segundo os freqüentadores do Ibirapuera, funcionários terceirizados, contratados pela Prefeitura, chegaram a remover algumas árvores, mas interromperam a atividade ao perceber a presença dos conselheiros. A área é tombada e recebeu as árvores há seis anos, justamente para compensar a perda de cobertura vegetal com a construção do auditório no Parque do Ibirapuera, na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy.

“O acordo (entre a Prefeitura e o MP para a retirada das árvores) foi feito sem consulta ao Conselho Gestor do parque e não tem base em estudos sobre o impacto ambiental”, denunciou o secretário do conselho, Otávio Villares de Freitas, que classificou a atividade de “desmatamento”.

A SVMA informou que as árvores não serão cortadas, mas sim transplantadas a outros locais do parque