USP abriga exposição gratuita com livros raros

Fonte: Folha De São Paulo

Obras pertencem ao Instituto de Estudos Brasileiros e à Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca exibe algumas das raridades que haviam sido furtadas do acervo em 2006, como "As Primaveras", do poeta Casimiro de Abreu

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da USP, em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade, abre hoje uma exposição com obras raras de ambas instituições. Os 17 livros vindos da biblioteca são, em sua maioria, obras recuperadas após o furto ocorrido em seu acervo em 2006. Serão exibidas pela primeira vez desde então.
Entre elas, destacam-se "As Primaveras" (Casimiro de Abreu, 1859) e um exemplar de "O Guarany" (José de Alencar, segunda edição, com data imprecisa). Já do acervo do IEB estarão expostos 40 livros.
Segundo o curador Rizio Bruno Sant'Ana, da Biblioteca Mário de Andrade, o objetivo da mostra é apresentar ao público características que tornam uma obra rara. Para tanto, os livros foram separados de acordo com aquilo que faz deles uma raridade bibliográfica. Seja pelo conteúdo, como uma edição de "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil" (Jean Baptiste Debret, 1835), encadernação preciosa, no caso de "Crisálidas" (Machado de Assis, 1864), tiragem limitada, como um dos dois únicos exemplares de que se tem conhecimento de "Manual do Fazendeiro" (Jean Baptiste Alban Imbert, 1834). Ou ainda por conta da "marginália" (com anotações do possuidor), como a cópia de "Von Roroima zum Orinoco" (Theodor Koch-Grünberg, 1917/28), em que Mário de Andrade se baseou para escrever "Macunaíma".

OBRAS RARAS EM ACERVOS PÚBLICOS
Quando: de seg. a sex., das 9h às 18h; sáb., das 10h às 16h; até 29/6
Onde: Instituto de Estudos Brasileiros (av. Prof. Mello Moraes, tr. 8, nº 140, Cidade Universitária, tel. 0/xx/11/3091-2399)
Quanto: entrada franca