Prefeitura fecha quatro bibliotecas da Capital

Fonte: Jornal Da Tarde

Secretaria alega atender demanda

Bárbara Souza

As reuniões vespertinas às segundas-feiras e as aulas de artesanato que ocorriam na Biblioteca Cecília Meireles, na Lapa, Zona Oeste da Capital, foram transferidas para um restaurante. Essa é uma das quatro bibliotecas fechadas pela Prefeitura no dia 1º. A Secretaria de Cultura nega e diz que apenas fez reformulações para melhorar o aproveitamento dos locais.

Por conta disso, as bibliotecas Zalina Rolim, na Zona Sul; Arnaldo de Magalhães Giácomo, no Tatuapé, Zona Leste; Cecília Meireles e Chácara do Castelo, na Zona Sul, terão outras funções, 'visando atender as necessidades do entorno e público freqüentador', segundo o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil.

O prédio da Cecília Meireles vai abrigar o Centro de Memória e Convívio da Lapa. O Museu Miguel Dell'Erba será transferido para lá.

O prédio da atual Zalina Rolim abrigará a Casa de Cultura e Convívio da Vila Mariana, a ser gerida pela Subprefeitura de Vila Mariana. Será mantido no local o acervo circulante da biblioteca destinado ao público adulto.

A Biblioteca Arnaldo de Magalhães Giácomo será transformada em Centro de Apoio Educacional da Emei Mary Buarque. Segundo a secretaria, a parcela remanescente dos acervos dessas bibliotecas será transferida para outras próximas.

A Biblioteca Chácara do Castelo, na Zona Sul, passará a abrigar em seu prédio o Centro de Conservação de Periódicos da Biblioteca Mário de Andrade.