Fernando Lemos inaugura nova fase de galeria Olido

Fonte: Folha de São Paulo

Galeria Olido, localizada no centro de SP, dará mais espaço para fotografia; Andujar e Benedicto vão ganhar exposições.

Português radicado em SP desde 1954, Lemos terá exibidas imagens inéditas de sua família e do quarto centenário paulistano

Fotografia de Fernando Lemos na Oca, no Ibirapuera, em 1954


MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma série inédita de fotografias feitas para o quarto centenário de São Paulo de Fernando Lemos, 81, é uma das atrações da nova fase da Galeria Olido, no centro da cidade, que passa agora a exibir prioritariamente mostras fotográficas.
"Fernando Lemos Preto e Branco" exibirá cerca de 150 obras do fotógrafo, artista plástico e poeta português radicado em São Paulo desde 1954, justamente o ano em que a cidade comemorava seus 400 anos.
O diretor do CCSP (Centro Cultural São Paulo), Martin Grossmann, assina a curadoria da exposição, junto de dois curadores-assistentes, Henrique Siqueira e Monica Caldiron.
"A mostra marca essa nova etapa da galeria, e o nome do Fernando Lemos é importante por representar um artista com variada produção e com forte participação como gestor, à frente do próprio Centro Cultural", diz Siqueira. Lemos foi o segundo diretor do CCSP.
Entre as fotografias expostas, destaca-se um conjunto inédito de sete imagens feitas em 1954, nos preparativos de São Paulo para seu quarto centenário. São alguns dos primeiros registros de Lemos na cidade, onde se radicou ao fugir do regime salazarista em Portugal.
Há um outro conjunto de imagens inéditas, a série "Manhã de Domingo", feita nos anos 70, na qual Lemos faz instantâneos de seus três filhos ainda crianças em uma São Paulo pouco reconhecível hoje.
No entanto, a produção surrealista de Lemos, feita entre o final dos anos 40 e o início da década seguinte, continua a ser um dos pontos altos da fotografia de Lemos. Reconhecida recentemente em âmbito internacional, há 14 imagens dessa fase presentes na Olido.
Outros segmentos menos conhecidos da produção de Lemos são apresentados, como os livros da editora infanto-juvenil Giroflé, fundada por ele nos anos 60, logotipos, padronagens de cerâmica, desenhos e poemas, entre outros itens. "Acabei de voltar de Lisboa e ainda estou me preparando para a mostra", diz o fotógrafo.

Outras exposições
De acordo com Siqueira, o espaço terá mostras de Claudia Andujar e Nair Benedicto, ainda neste ano. E, dentro de sua política de resgatar produções do acervo municipal, a exemplo da mostra de B. J. Duarte (1910-1995), exibida no ano passado, será montada uma exposição com fotografias de Fredi Kleemann (1927-1974). Também foram abertas inscrições para o edital do programa anual de fotografia. Mais informações no site http://www.centrocultural.sp.gov.br/index.asp.

FERNANDO LEMOS PRETO E BRANCO
Serviço: Abertura hoje, às 19h30; de ter. a sex., das 9h às 21h30, sáb. e dom., das 12h30 às 20h; até 13/4 - Entrada franca
Galeria Olido - Av. São João, 473, sobreloja, tel. 3331-8399

CCSP DIVULGA SELEÇÃO DE "NOVOS" NOMES

O CCSP divulgou os 21 artistas que irão fazer parte do Programa de Exposições neste ano. O cronograma das mostras ainda não foi definido. Destinado a novos nomes, a seleção tem alguns artistas já com trânsito em exposições coletivas. Entre eles estão Paulo Almeida, Naiah Mendonça, Eduardo Verderame e Felipe Segall.