Apresentação de arte barroca é encenada na Olido

“Les Arts Réunis” fica em cartaz nos dias 17 e 18 de setembro

Share/BookmarkCompartilhe

Nascido em São Paulo e radicado há 20 anos na Inglaterra, onde recentemente recebeu o título honorário da Associate Royal Academy of Music, o dançarino e cravista Ricardo Ramos encena pela primeira vez no Brasil, nos dias 17 e 18 de setembro, na Sala Olido, o espetáculo de arte barroca “Les Arts Réunis”. A música é de Jean-Baptiste Lully e a coreografia, de Raoul Auger Feuillet.

Como diz o nome em francês, As Artes Reunidas são o resultado da combinação da música com a dança, o canto e a representação dramática. Os dois autores viveram na época de Luís XIV e compuseram a obra, um divertissement (diversão), para distração do chamado Rei Sol.

Ramos procurou recriar a peça exatamente como foi concebida em sua versão original, com cenários, figurinos e instrumentos da época. Em cena, duas bailarinas inglesas da companhia Mercurius, de Londres, e mais um dançarino se apresentam ao lado de dois atores, seis cantores e 20 músicos do Conjunto de Música Antiga da USP. A direção musical é de Mônica Lucas, do departamento de música dessa universidade.

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dias 17 e 18 de setembro, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

 
Confira a programação completa:

LES ARTS RÉUNIS
Dir. artística: Ricardo Barros (músico e coreógrafo brasileiro integrante da Associate Royal Academy of Music, Londres, Inglaterra). Dir. musical: Mônica Lucas (departamento de música da ECA-USP). Coreografia: Raoul Auger Feuillet (1631-1705). Música: Jean-Baptiste Lully (1632-1687). Bailarinos: Ricardo Barros, Mary Collins, Osny Fonseca e Barbara Segal. Cantores: Rose Moreira, Giselle Reis, Raina Magdalon, Clarissa Martins e outros.
Espetáculo que celebra os dez anos de criação do Conjunto de Música Antiga da ECA-USP.
A encenação propõe a recriação do passado como fonte de conhecimento do presente, ao tratar de questões atuais como os limites específicos de cada arte e seu poder passional sobre a alma humana.
| Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dias 17 e 18, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).