Cinema francês chega a três salas de exibição

Cine Olido, CCSP e CCJ Ruth Cardoso exibem, respectivamente, filmes da Nouvelle Vague, do cinema francês contemporâneo e da África francófona

Share/BookmarkCompartilhe

Até meados da década de 1960, a influência cultural francesa no Brasil era bastante expressiva. Ensinava-se o idioma nas escolas e os cinéfilos disputavam quem seriam os primeiros a assistir –e depois debater– os últimos lançamentos da Nouvelle Vague. Para relembrar essa época e mostrar o que a França produz culturalmente nos dias de hoje, os consulados de língua francesa de São Paulo programaram para março, em diversos espaços da cidade, a Semana da Francofonia. Na Secretaria de Cultura, o Cine Olido e os Centros Culturais São Paulo e da Juventude Ruth Cardoso exibem, respectivamente, filmes da Nouvelle Vague, do cinema francês contemporâneo e da África francófona.

A Nouvelle Vague teve início quando jovens críticos da Cahiers du Cinema, revista editada na França, se rebelaram contra o “cinemão” da época e resolveram fazer filmes de baixo orçamento, utilizando atores na época desconhecidos e explorando temas principalmente psicológicos. Cada cineasta procurava imprimir sua marca pessoal à produção, inaugurando o que se convencionou chamar de “cinema de autor”, uma maneira de filmar que teve seguidores em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil com o Cinema Novo.

Entre os dias 17 e 31, o Cine Olido apresenta 33 obras desses jovens inovadores, representados na mostra por diretores como Claude Chabrol, Jean-Luc Godard, François Truffaut e Alain Resnais. No mesmo período, o Centro Cultural São Paulo exibe, na Sala Lima Barreto, alguns dos mais recentes sucessos produzidos na França e o Centro Cultural da Juventude reúne, em seu anfiteatro, produções realizadas em países africanos de língua africana, como Argélia, Senegal e Chade. Dirigida por Flora Gomes, de Guiné Bissau, o longa “Nha Fala” (A Minha Fala, em idioma crioulo) tem exibição especial ao ar livre no mirante do CCJ. A comédia musical acompanha a trajetória de uma linda garota que comete uma transgressão cultural e se torna uma estrela internacional.

Confira a programação aqui

Serviço:

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha.
Tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha.
Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 20h.

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso. Centro. Próximo da estação Vergueiro do metrô.
Tel. 3397-4002.
Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 22h.

Galeria Olido
Av. São João, 473. Centro. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.
Tel. 3331-8399 e 3397-0171.