Grupo Treme Terra lança CD e documentário na Sala Olido

Com apresentação gratuita marcada para dia 23 de novembro, o trabalho resgata as influências indígena e africana

Share/BookmarkCompartilhe

Criado em 2006, no Morro do Querosene, o grupo Treme Terra chega agora à Galeria Olido para lançar, dia 23 de novembro, às 19h, na Sala Olido, o álbum Treme Terra e o documentário Cultura de Resistência. Na programação especial do dia estão a exibição do filme e uma apresentação do espetáculo de música e dança construído a partir do repertório do CD.

Com a proposta de resgatar as influências indígena e africana na cultura brasileira, o grupo trabalhou canções ritualísticas de manifestações afrobrasileiras e outros ritmos tradicionais, tocados em tambores convencionais e combinados aos sons extraídos de materiais reaproveitados. Instrumentos eletroacústicos foram utilizados também na composição do espetáculo, sugerindo a releitura contemporânea desses ritmos.

O processo de criação e produção do primeiro álbum musical tornou-se cenário e estímulo para a construção do documentário Cultura de Resistência. Por meio das músicas produzidas em estúdio, entrevistas e intervenções urbanas, a obra discute a importância das ações que conseguem permancer vivas em uma época em que a cultura de massa tem uma reprodução mais intensa e presente.

Esta é a primeira vez que o grupo realiza uma obra audiovisual (CD e DVD) e estes trabalhos contam com participações de Gaspar Z’África Brasil, Dinho Nascimento, Nasi, Caxeiras do Divino da Casa Fanti Ashanti, Eugênio Lima, Toninho Carrasqueira, entre outros.

No repertório do show, realizado na Sala Olido, estão canções como No tempo de Aruanda, de João Nascimento e Santa Bárbara, de domínio público. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria.

Serviço: Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel. 3331-8399. Dia 23/11, 19h. Grátis