Em papéis femininos, homens parodiam óperas famosas

Projeto “Vesperais Líricas”, coordenado por Eloísa Baldin, traz dois intérpretes que fazem os papéis femininos, Diógenes Gomes e Caio Ferraz, são barítonos do Theatro Municipal

Share/BookmarkCompartilhe

Com a proposta de diversificar os espetáculos líricos encenados pela série Vesperais líricas, que este ano chega ao trigésimo aniversário, a coordenadora Eloisa Baldin leva para a Galeria Olido e para o Teatro João Caetano La gran scena – Trans ópera, uma paródia de trechos de óperas famosas, com os papéis femininos interpretados, em falsete, por tenores.

“Para conceber o espetáculo, inspirei-me em dois projetos semelhantes que fazem sucesso no mundo inteiro. Um deles é a companhia Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, no qual bailarinos dançam um repertório clássico impecável, desempenhando personagens femininas. O outro é o grupo norte-americano La Gran Scena Opera Company, composto também por homens, todos eles cantores líricos”, diz a coordenadora.

Os dois intérpretes que fazem os papéis femininos, Diógenes Gomes e Caio Ferraz, são barítonos do Theatro Municipal. Na encenação, eles representam duas divas italianas, Marta Picaretti e Jovanka Milika, que desembarcam no porto de Santos, no início do século passado, para participar de uma temporada lírica em São Paulo. Elas chegam com os seus respectivos namorados, também cantores, o russo Gregori Sustenidowski e o espanhol Juan Boyol, interpretados por outros dois solistas do Municipal, os tenores Sérgio Wernec e Sandro Bodilon.

As direções cênica e musical são da própria Eloisa, que convidou o diretor de óperas João Malatian para executar o roteiro e a cenografia da produção. Para os figurinos, são utilizados os trajes armazenados e conservados pela Central de Produção Chico Giacchieri, do Municipal. Karin Uzun acompanha o espetáculo ao piano.

Montadas de forma tradicional, para os próximos meses estão programadas as obras Manon Lescaut, de Giacomo Puccini, em formato reduzido; e a ópera em um ato O segredo de Suzana, de Ermano Wolf-Ferrari.

Serviço: Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel.: 3331-8399. Dia 21, 18h30. Teatro João Caetano.
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. Zona Sul. Dia 23, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)