Galeria Olido exibe imagens de enchentes

Registros realizados por Benedito Junqueira Duarte, Aurélio Becherini entre outros, podem ser conferidos até outubro

Share/BookmarkCompartilhe

Com o objetivo de expor os registros de algumas inundações ocorridas em São Paulo, entre os séculos 19 e 20, realizados por Militão Augusto de Azevedo, Aurélio Becherini, Benedito Junqueira Duarte e outros fotógrafos desconhecidos, a Galeria Olido abriga até outubro a exposição Inundações em São Paulo.

Com 44 imagens selecionadas a partir do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, a mostra tem curadoria de José Henrique Siqueira e reúne cenas como resgates de pessoas ilhadas por meio de canoas, além de marcas nas edificações causadas pelo nível das águas.

Haverá também registros da grande enchente de 1929, que atingiu proporções catastróficas e, pela primeira vez, chegou também a uma região nobre a cidade: um loteamento da Companhia City, às margens do Rio Pinheiros, a Cidade Jardim.

Conhecida como “cidade da garoa”, São Paulo tem uma relação conturbada com as chuvas devido a algumas interferências feitas pelo homem, como a transposição do Rio Tamanduateí.
As transformações que foram alternando aos poucos a cara da cidade, preparando-a para o processo de urbanização, resultaram em uma área quase impermeável, que agora tenta fazer as pazes com a natureza.

Serviço: Galeria Olido – espaço expositivo (primeiro andar). Av. São João, 473. Centro. Tel.: 3331-8399. Até 2 de outubro. 3ª a dom., das 13h às 20h. Grátis