Orquestra Experimental de Repertório recebe vencedor do concursos 'Jovens Solistas'

Ariel Sanches será o solista do 'Concerto nº 3 para violino e orquestra', de Camille Saint-Saëns, na audição que a OER fará dia 15, às 11 horas, na Sala Olido

Share/BookmarkCompartilhe

“Quem é bom tem que se mostrar, e, para tanto, deve ter a oportunidade de competir, de se arriscar e de aparecer”. Foi pensando assim que o maestro Jamil Maluf instituiu o concurso Jovens solistas a partir de 1990, mesmo ano em que criou a Orquestra Experimental de Repertório (OER). A premiação procura promover o trabalho individual dos musicistas do conjunto.   

O vencedor deste ano é Ariel Sanches, violinista de 19 anos de idade, nascido em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Como prêmio, ele será o solista do Concerto nº 3 para violino e orquestra, de Camille Saint-Saëns, na audição que a OER fará dia 15, às 11 horas, na Sala Olido, sob a regência da maestrina Érika Hindrikson. A obra é a mesma com a qual Sanches se destacou entre os demais músicos dos naipes de cordas, sopros, madeiras e percussão, que com ele concorreram este ano.

“Como das vezes anteriores, o nível dos candidatos foi excelente”, comenta Jamil. Segundo ele, a peça escolhida pelo vencedor “é belíssima e de muito difícil execução, mas a apresentação do jovem violinista foi impecável”. Ganhar um concurso como esse pode significar um passo importante na carreira de um artista. Vários dos antigos vencedores conseguiram bolsas de estudo no exterior, como é o caso do trompetista Renato Martins Longo, premiado em 2009, e que atualmente estuda na Alemanha. Para outros concorrentes, o certame contribuiu para sua ascensão profissional, como David Graton e Camila Yassuda, que hoje integram a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), o primeiro como violinista concertino e a segunda atuando no naipe das primeiras violas. 

Sanches começou a estudar violino aos 6 anos de idade, primeiro com seu pai e com seu tio e, depois, com orientadores de renome, como Emmanuele Baldini (spalla da Osesp) e a professora Elisa Fukuda. Aos 12 anos, já tocava na Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, na qual, aos 16 anos, passou a atuar como spalla. Em 2008, mudou-se para São Paulo para ser um dos músicos da OER. Para vencer um concurso como o dos Jovens solistas, o violinista dá sua própria receita: “ensaiar oito horas por dia, gostar de seu instrumento musical como se fosse sua amante ou seu melhor amigo, tomar cuidado para não machucar as mãos e, de preferência, nascer numa família de músicos”.

O programa do concerto será completado com a execução da primeira audição mundial da obra Dança do autômato, de Alexandre Travassos, chefe do naipe de clarinetes da OER, e pela primeira suíte do balé Romeu e Julieta, de Sergei Prokofiev.

Serviço: Galeria Olido – Sala Olido. Avenida São João, 473. Centro. Tel.: 3397- 0171 Dia 15, 11h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)