Cine Olido exibe trabalhos do Centro Técnico de Audiovisual

A programação contará com dez curta-metragens produzidos na década de 80, a partir de um acordo entre a extinta Embrafilme e o National Film Board do Canadá

No dia 10, a partir das 17h, o Cine Olido apresenta dez curtas-metragens concebidos pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAV), na década de 1980. A seleção, que integra a programação da mostra Animados Brasileiros 2009, visa traçar um desenho histórico do desenvolvimento da animação no Brasil.

Ao todo serão exibidos dez curtas-metragens produzidos a partir de um acordo entre a extinta Embrafilme e o National Film Board do Canadá (que levou à criação do CTav). Feitos a partir de técnica simples, todos os trabalhos do ciclo exploram o potencial poético e lúdico das criações animadas.

Um dos destaques é Viagem de Ônibus (1986) de Daniel Schorr. O filme retrata o trajeto do ônibus da viagem que uma jovem faz até seu trabalho. Cenas do cotidiano urbano do Rio de Janeiro observadas a partir da janela do ônibus que cruza a cidade misturam-se ao sonho na imaginação da jovem.

Outro trabalho que merece ser visto com atenção é Em nome da Lei (1986), de Rodrigo Guimarães. O curta-metragem faz um panorama sobre o autoritarismo e a opressão, através de três personagens que se movimentam em sincronismo com a trilha musical.


Segue programação completa

Núcleo de animação do CTAV (Centro Técnico Audiovisual)
Dia 10 de outubro, a partir das 17h (exibições seguidas). Em DVD.

EM NOME DA LEI
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: Rodrigo Guimarães
Panorama sobre o autoritarismo e a opressão, através de três personagens que se movimentam em sincronismo com a trilha musical. Realizado com grafite e papel, colorido com aquarela.

EVOLUZ
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: José Rodrigues Neto
Um índio caminhando na praia vê luzes caindo do espaço. Ao cair transformam-se em árvores com frutos luminosos, que oferecem ao índio, que ao comê-lo fica “iluminado”, com poder de ir a outras galáxias procurar a sua dualidade (Índia) e libertá-la da pirâmide da sociedade. Ao libertá-la, eles seguem para um planeta onde existe várias árvores semelhantes.
 
INFORMÍSTICA
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: César Coelho
Um líder espiritual é encarregado de enfrentar e domesticar a máquina através de enigmas e palavras mágicas. Subitamente a máquina sai do seu controle e o destrói, mas uma criança, por curiosidade, arranca o fio da máquina desligando-a.

INSTINTO ANIMAL
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: Léa Zagury
Este filme estuda os movimentos de alguns animais dentro de um ponto de vista subjetivo, levando o espectador a sentir-se na pele de cada animal abordado (onça, macaco, cobra e gavião).

NOTURNO
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: Aída Queiroz
Estudo gráfico de movimentos de cavalo.

O MÚSICO E O CAVALO
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: Telmo Carvalho
Este filme mostra, através do encontro entre um sanfoneiro de rua e um cavalo amestrado de circo, ambos vítimas de situações adversas e difíceis, a amizade e a solidariedade.

PRESEPE
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: Patrícia Alves Dias
Dois bonecos de mamulengo nordestinos desembarcam numa cidade grande.

QUANDO OS MORCEGOS SE CALAM
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: Fábio Lignini
Numa estrada deserta, um homem enfrenta uma terrível tempestade, até chegar a uma casa misteriosa.

TEM BOI NO TRILHO
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: Marcos Magalhães
Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O Vaqueiro, ao perseguir o boizinho, acaba levando-o de encontro à locomotiva. O que parecia ser um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado.

VIAGEM DE ÔNIBUS
(1986, Rio de Janeiro)
Dir.: Daniel Schorr
Viagem de uma jovem a caminho do trabalho. Cenas do cotidiano urbano do Rio de Janeiro observadas a partir da janela do ônibus que cruza a cidade misturam-se ao sonho na imaginação da jovem.



Serviço: Galeria Olido - Cine Oido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. R$ 1 Real. 10 anos.