Espetáculo interativo de dança estréia na Galeria Olido

Ares familiares, coreografia da Caleidos Cia. de Dança, estréia dia 6, na Vitrine da Dança, da Galeria Olido, às 11h; Ocorrem outras apresentações a partir do dia 18, na Sala Paissandu

Caleidos Cia. de Dança | Foto: Fábio Brasil

Dentro de um grande porta-retrato, bailarinos se misturam com crianças, adultos e idosos, em uma apresentação de dança que pretende ultrapassar o limite entre palco e platéia. Produzida pela Caleidos Cia. de Dança, a coreo-grafia Ares familiares estréia dia 6, na Galeria Olido.

Composto por cinco pequenas cenas, o espetáculo, dirigido por Isabel Marques, convida o público a interagir com o elenco por meio da participação corporal proposta por cada tema. No primeiro ato, os membros de uma fa-mília se encontram e se reconhecem como irmãos, pais e avós. Na seqüência, são apresentados aspectos diversos desse convívio como os abraços e carinhos que representam a proteção e a segurança; as posturas rígidas exigidas a cada século até chegar à descontração maior permitida nos dias de hoje; e o momento da refeição, no qual a família se reúne à mesa sob o comando da mãe. “A coreografia foi construída a partir de uma pesquisa que durou cerca de seis meses, utilizando diversas linguagens, de cinema a poemas passando pela música”, explica a diretora. A dramaturgia é de Fábio Brazil.

Durante as cenas, o público é reconhecido como mais um integrante dessa família e é convidado a experimentar a coreografia. “Nossa proposta é que os espectadores que queiram conhecer o universo da dança possam fazê-lo junto com o elenco, complementando o espetáculo”, conta Isabel.

Com 13 anos de experiência no trabalho com interatividade, a companhia retoma a proposta desenvolvida em sua coreografia anterior, Coreológica V, e convida mais uma vez Rogério Rochlitz para assinar a trilha sonora. A música contemporânea escolhida por ele fornece movimento à dramaturgia e favorece a improvisação.

Antes da última apresentação, o grupo realiza, dia 21, às 15h, uma oficina de criação gratuita que pretende expandir as cenas contidas no espetáculo, trabalhando alguns elementos da dança e revelando os bastidores dessa construção.

Serviço: Galeria Olido. Avenida São João, 473. "Ares familiares". Vitrine da Dança. Dia 6, 11h. Sala Paissandu. De 18 a 21. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Oficina de criação. Vitrine da Dança. Dia 21, 15h. Grátis