Vice-prefeita participa de conferência sobre futebol de rua

Nádia participou de Conferência que antecipa o Mundial de Futebol “Callejero”, que acontecerá em São Paulo simultâneo à Copa do Mundo

A vice-prefeita Nádia Campeão participou nesta quarta-feira (4), da IV Conferência Latino-Americana de Futebol e Desenvolvimento, realizado no Centro Cultural São Paulo. A Conferência, que acontece pela primeira vez no Brasil, antecipa e anuncia as discussões para o Mundial de Futebol de Rua, que acontecerá entre os dias 01 e 12 de julho de 2014, simultâneo à Copa do Mundo.

A mesa de discussões que a vice-prefeita participou teve como tema “Futebol, desenvolvimento e direitos humanos”. O mediador foi o coordenador executivo da Ação Educativa, Antônio Eleílson Leite e participou ainda o fundador da FUDE-Argentina (Fundação Fútbol para el Desarrollo) responsável pela metodologia do Futebol “Callejero” e ex-jogador de futebol, Fabian Ferraro.



.Nádia disse que a decisão de abrigar o Mundial de Futebol de Rua, o Futebol “Callejero”, é muito importante e positiva. “No ano que vem teremos uma presença muito grande de jornalistas estrangeiros no Brasil. Em São Paulo vamos instalar um centro de mídia não credenciada no centro da cidade. Esses jornalistas estarão atrás de várias pautas e isto vai dar, com certeza, uma grande visibilidade ao futebol de rua”, disse.

A vice-prefeita disse ainda que o seu principal contato com o esporte sempre foi muito próximo deste praticado pelos organizadores do futebol de rua. “Quando fui Secretaria de Esportes, durante o mandato da prefeita Marta Suplicy cuidava do esporte como é praticado na cidade. E este trabalho de vocês tem tudo a ver com o que devemos fazer e proporcionar aos nossos cidadãos”, completou.

O futebol “callejero” – É uma prática diferente. As regras variam de acordo com as realidades e necessidades das comunidades, mas há alguns princípios básicos a serem seguidos. Uma partida normalmente se organiza em três tempos. No primeiro, é formada a roda onde são estabelecidas as regras do jogo, divisão de equipes, sistema de pontuação, valores e acordos iniciais. No segundo, acontece o jogo em si. E no terceiro, as duas equipes avaliam se os acordos iniciais foram cumpridos. É nesse momento que todos têm a oportunidade de falar como se sentiram durante o jogo, se existiu respeito, solidariedade, cooperação e tolerância, e se todos agiram de forma a promover um “jogo limpo”.

Todas as informações são anotadas em uma planilha, na qual são registrados os gols da partida e a nota atribuída pelos participantes aos valores praticados durante o jogo. É a partir dela que se decide o campeão da partida. Outra característica marcante do Futebol Callejero é que a partida não tem juiz, mas apenas um mediador. De acordo com a metodologia, todos participantes são responsáveis por cumprir o que estabeleceram, gerenciando possíveis conflitos e praticando valores como respeito, solidariedade, tolerância e cooperação. Em algumas situações, gols feitos a partir de jogadas em equipe valem mais pontos do que gols feitos a partir de jogadas individuais. Em outros, gols de pessoas com deficiência valem mais pontos.