Prefeitura realiza jornada para emissão de 300 documentos para indígenas

O prefeito visitou neste sábado (30), a região de Jaraguá, na Zona Noroeste. Além de conhecer o Projeto Parque Escola, Haddad participou de um evento de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que garantiu a emissão de 300 documentos para indígenas da região

O prefeito Fernando Haddad visitou na manhã deste sábado (30), a região do Jaraguá, na Zona Noroeste. Além de ter se reunido com pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado Rogê Ferreira e discutido projetos, Haddad participou ainda de um evento de parceria entre a Prefeitura e o Governo Estado para promover cidadania com povos indígenas, no Centro de Integração da Cidadania (CIC).

Realizado pela Secretaria Municipal de Promoção a Igualdade Racial, com apoio da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, o evento promoveu a emissão de 300 documentos, como RG e CPF para pessoas indígenas da região. Além da documentação, o evento contou ainda com serviços como cortes de cabelo e apresentações como da Escola de Samba Mirim da Vai-Vai. O prefeito também assistiu apresentação cultural do coral dos indígenas Guarani da Aldeia Jaraguá.

Para a vice-presidente do Conselho Municipal dos Povos Indígenas, Maria Arapoty dos Santos, que vive em uma das duas aldeias da região há mais de 40 anos, a documentação civil traz melhorias para a qualidade de vida dos povos. “Antes, a gente tinha apenas a carteirinha da Funai, que não é aceita ou reconhecida em vários lugares. Com os documentos civis, os indígenas sentem mais liberdade e também, importância, já que passamos a ser iguais e ter os mesmos direitos que todos”, afirmou.

Parque Escola
Antes do evento, o prefeito visitou a EMEF Deputado Rogê Ferreira. No local, Haddad se reuniu com pais de alunos e professores, além de lideranças da região. Durante o encontro, foi apresentado ao prefeito, o Projeto Parque Escola, que pretende utilizar o Parque Pinheirinho D’água para atividades educacionais de 15 escolas do bairro.

Atualmente, alunos da escola, que fica ao lado do parque, já utilizam o espaço para aulas ao ar livre, caminhada e aprendizados no Centro de Educação Ambiental. A ideia da comunidade é que a área de 250 mil metros quadrados receba investimentos e melhorias para que se torne um projeto de todo o bairro, com mais força e integração da comunidade.

O prefeito se comprometeu a analisar a ideia e tentar criar um termo de referência para obtenção de projetos para a área, que tem dois terço destinados somente a proteção ambiental, onde não pode haver intervenção. Como símbolo, o prefeito plantou uma muda de Pau Brasil na área.

“Quando você tem o envolvimento das famílias, tem uma mudança de perspectiva. Esse Projeto Parque Escola, que estou conhecendo hoje, se insere dentro desse contexto de ampliar o espaço dos educadores na cidade, envolvendo as famílias”, afirmou. “Onde você vê uma mata, de repente, olhando de outro jeito, você percebe que pode educar ali”, disse Haddad.

FOTOS
Crédito: Fábio Arantes/SECOM

Foto 1 - Prefeito planta muda de Pau Brasil no Parque Pinheirinho D'água

Foto 2 - Haddad se reuniu com pais e professores de escola do Jaraguá

Foto 3 - Parque Pinheirinho D'água tem 250 mil metros quadrados

Foto 4 - Coral de crianças indígenas fez apresentação neste sábado

Foto 5 - ìndigenas receberam documentos como RG, CPF e certidão de nascimento

Foto 6 - Região de Jaraguá tem duas tribos

Foto 7 - Foram emitidos mais de 300 documentos para indígenas