Cidade ganha mais 5,4 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na segunda-feira

Com as novas vias, ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 275,1 quilômetros de vias segregadas para transporte coletivo inauguradas desde o início deste ano

A cidade de São Paulo ganha nesta segunda-feira (2) mais 5,4 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus, em locais como as avenidas Francisco Moratto, na Zona Oeste e Ragueb Chohfi, na região Leste, além do último trecho da Rótula Central. Com as novas implantações, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 275,1 quilômetros de vias segregadas para aumentar a velocidade do transporte coletivo, inauguradas em 2013.

No início do ano, a meta da Prefeitura era implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias segregadas até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. A expectativa é que até o fim de 2013 entrem em operação 300 quilômetros de faixas para ônibus. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.

Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos de faixas exclusivas aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h.

Rótula Central
Ocorre a implantação do último trecho de faixa exclusiva para ônibus com 400 metros, nas duas pistas da avenida Mercúrio, entre a rua do Gasômetro e a avenida do Estado, junto ao canteiro central. Os ônibus têm prioridade por uma faixa de rolamento específica, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

A implantação de faixas na região começou em setembro na avenida Ipiranga, com um quilômetro de extensão. A segunda fase abrangeu o eixo composto pela avenida São Luís, Viaduto 9 de Julho, Viaduto Jacareí e rua Maria Paula, com mais 1,1 quilômetros. A terceira etapa, em outubro, contemplou o Viaduto D. Paulina, Praça João Mendes, rua Anita Garibaldi e avenida Rangel Pestana, com 1,1 quilômetro de extensão. A quarta etapa, nas avenidas Senador Queirós e Mercúrio, entre a avenida do Estado e a Praça Alfredo Issa, com 900 metros, estava prevista para o último dia 25, porém, devido à chuva intensa, não pôde ser sinalizada para começar a operar na data. A CET está concluindo a implantação no decorrer desta semana.

Pela Rótula Central, circulam 84 linhas de ônibus municipais, transportando 603.527 passageiros por dia útil, com frequência média de 191 ônibus por hora. Especificamente na avenida Mercúrio, no trecho da implantação, passam 26 linhas levando 168.020 passageiros por dia útil, com frequência média de 122 ônibus por hora.

Gastão Vidigal
A avenida da Vila Leopoldina, na Zona Oeste, ganha mais 1,4 quilômetros de faixas exclusivas. Os coletivos têm prioridade à direita na avenida Dr. Gastão Vidigal, no sentido Bairro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h. No trecho da implantação, circulam 12 linhas de ônibus que transportam 98.577 passageiros por dia útil. A frequência média é de 55 ônibus por hora nos horários de picos.

Francisco Moratto
Na avenida da Zona Oeste são implantados mais 900 metros de faixa. Francisco Morato, na Zona Oeste da cidade. O transporte coletivo tem prioridade à direita, de segunda a sexta-feira das 4h às 23 horas e, aos sábados, das 4h às 15h. Em direção ao Centro, a faixa funciona entre a rua José Felix e a avenida Monsenhor Manfredo Leite e no sentido Bairro, entre as ruas Doutor Luís Migliano e Jorge Amado.

Pela Francisco Morato, circulam no sentido Centro, 13 linhas de ônibus, transportando 184.959 passageiros por dia útil. No sentido Bairro, passam 12 linhas levando 183.353 passageiros por dia. A freqüência média é de 120 ônibus por hora durante o pico.

Ragueb Chohfi
São adicionados aos 5 quilômetros de faixas já existentes na avenida Ragueb Chofi, na Zona Leste, outros mais 300 metros de vias segregadas para ônibus à direita para ônibus, no sentido Centro, entre as ruas Folclore Infantil e Domingos de Mendonça. Os coletivos têm a prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

O trecho mais antigo, entre a avenida Bento Guelfi e a Praça Felisberto Fernandes da Silva, que funcionava das 6h às 9h no sentido Centro e das 17h às 20h no sentido Bairro, passa a valer também de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Pela via circulam 13 linhas de ônibus municipais, transportando 155.977 passageiros por dia, com frequência média de 128 ônibus por hora.

Raimundo Pereira de Magalhães
Ocorre a implantação de mais 400 metros de faixa exclusiva à direita na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, entre a avenida Mutinga e a rua Agarum, na Zona Norte. Os coletivos têm prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados das 6h às 14h, em ambos os sentidos.

Em setembro, a via recebeu um quilômetro de via exclusiva. Estavam previstos ainda para o último dia 25, mais 1,6 quilômetros de exclusividade para o transporte público à direita, porém, devido à chuva, esse complemento não pôde ser sinalizado. A CET está concluindo a implantação no decorrer desta semana, entre a rua Menotti Laudisio e Giacomo Crespi, em ambos os sentidos.

Pela Raimundo Pereira de Magalhães, no trecho da implantação, circulam no sentido Centro dez linhas, transportando 88.327 passageiros por dia útil, com frequência média de 63 ônibus por hora. Em direção ao Bairro, passam 20 linhas levando 207.850 passageiros por dia útil, com frequência média de 155 ônibus por hora.

Borges Lagoa
A Rua Borges Lagoa, na Vila Mariana, recebe um complemento de 300 metros de faixa. O novo trecho está entre as ruas Coronel Lisboa e Domingos de Morais, completando o trecho existente de 1 Km entre a avenida Professor Ascendino Reis e a Rua Coronel Lisboa.

Os coletivos têm prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14 horas, tanto no trecho novo quanto no já existente, que até então funcionava das 5h às 10h horas e das 16h às 20 horas. A intenção é uniformizar o período de funcionamento da faixa exclusiva ao longo da rua Borges Lagoa.

Pela Rua Borges Lagoa, no trecho desta implantação, circulam 11 linhas de ônibus municipais, transportando 157.814 passageiros por dia útil, com frequência média de 91 ônibus por hora.

Rua Camargo
São implantados 300 metros de faixa exclusiva à direita na Rua Camargo, no Butantã. O transporte coletivo tem prioridade entre a rua Sapetuba e a avenida Vital Brasil, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Pela Rua Camargo, circulam 17 linhas de ônibus municipais, transportando 103.209 passageiros por dia útil, com frequência média de 80 ônibus por hora nos horários de picos.

Álvaro Ramos
A avenida Álvaro Ramos, na Zona Leste, ganha 1,4 km de faixas exclusivas para ônibus, no sentido Centro. Os coletivos têm prioridade à direita de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h, entre a rua Serra de Jairé e a avenida Alcântara Machado.

No trecho, circulam 16 linhas de ônibus municipais, transportando 120 mil passageiros por dia útil. A frequência média é de 32 ônibus por hora nos horários de picos.

Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.