Prefeitura estuda viabilidade de projeto em Pirituba

A capital dos Emirados Árabes, Dubai, foi eleita nesta quarta-feira (27) a sede da Expo 2020. O prefeito Fernando Haddad, que foi a Paris para acompanhar a eleição, elogiou o projeto da cidade vencedora e desejou sorte na organização do evento.

“Queremos que tenham em 2020 uma grande Exposição, assim como o Brasil teve a generosidade dos seus concorrentes quando ganhou a Copa e a Olimpíada, acho que nós temos que fazer um gesto torcendo por Dubai, para que execute bem o seu projeto”. Além de São Paulo, Ekaterinburgo (Rússia) e Izmir (Turquia) também participaram da eleição.

O prefeito comentou sobre a viabilidade do projeto que envolve a construção do parque de exposições em Pirituba. “Uma Exposição tem uma grande vantagem, porque ela atrai visitação durante seis meses e facilita o financiamento das obras. Na falta de exposição você precisa ter outro tipo de engenharia econômico-financeira para viabilizar o empreendimento. É um projeto que consideramos adequado para a região de Pirituba, para a cidade e até para o Brasil, porque tem um alcance internacional. Então nós vamos ver a partir de agora qual o melhor destino que vamos dar a ele”.

Sobre a possibilidade de uma candidatura futura para a Expo, Fernando Haddad disse que é preciso reavaliar com calma. “É um projeto que envolve o setor privado, ele não envolve o orçamento público. Ele tem que ser repactuado, não é uma decisão que cabe ao município de São Paulo. Tem que conversar com o Estado, com a União e, sobretudo, com o setor privado, que o financia em caso de uma reapresentação da candidatura. Então não é uma resposta que pode ser dada imediatamente”, comentou o prefeito.