Prefeitura organiza simpósio sobre candidatura à Expo 2020

Simpósio “São Paulo: Força da Diversidade” debaterá a candidatura paulistana à Exposição Universal (Expo) 2020. Todos os delegados do Bureau Internacional de Exposições (BIE), que têm direito a voto para a escolha da cidade sede, foram convidados a participar do evento

A Prefeitura realiza na próxima sexta-feira (20) o simpósio “São Paulo: Força da Diversidade”, que debaterá a candidatura paulistana à Exposição Universal (Expo) 2020. Todos os delegados do Bureau Internacional de Exposições (BIE), que têm direito a voto para a escolha da cidade sede, foram convidados a participar do evento. “Será um grande encontro para apresentar e promover a nossa cidade”, afirmou a vice-prefeita e presidente do Comitê de Candidatura de São Paulo à Expo 2020, Nádia Campeão. 

"O nosso projeto é consistente e está localizado em uma região de grande importância para o mundo. São Paulo é uma cidade cosmopolita que abriga e acolhe comunidades do mundo inteiro. É uma cidade que celebra a tolerância, o convívio pacífico e este é um elemento muito importante na nossa cultura que vai refletir no julgamento final dos delegados do Bureau Internacional”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Saiba mais sobre a candidatura de São Paulo e veja a programação completa do evento

1. A cada cinco anos, uma cidade é escolhida para receber a Exposição Universal (World Expo). Durante seis meses, a Expo reúne governos de diversos países, organizações nacionais, internacionais e empresas para discutir temas de relevância global como tecnologia, sustentabilidade, inovação, urbanismo e economia, sempre de olho no futuro das populações. O evento produz legados marcantes, os quais tornaram-se ícones mundiais, tais como Torre Eiffel (Paris), Space Needle (Seattle) e Unisphere (Nova Iorque).

2. A candidatura é composta de diversas fases, tais como, a apresentação de um dossiê de candidatura, apresentações técnicas aos delegados representantes de 167 países membros do Bureau Internacional de Exposições (órgão responsável pela regulamentação de feiras internacionais), bem como a realização de missões de averiguação.

3. Como uma fase final do processo, realiza-se um simpósio para que representantes dos países votantes tenham contato com o projeto de candidatura in loco. Esta constitui-se como uma importante oportunidade para convencimento dos delegados do BIE pelo pleito de São Paulo.

4. A construção do Centro de Convenções de Pirituba não está condicionada ao processo de candidatura da cidade à Expo 2020. Tal construção responde a uma necessidade de São Paulo que, hoje, deixa de receber eventos e feiras internacionais com elevado potencial para a geração de empregos e renda.

5. O projeto permitirá o desenvolvimento sócio econômico da região, e iniciativas de capacitação profissional para sua implementação até 2020. O projeto criará um novo eixo de desenvolvimento que permita a inclusão das pessoas que hoje moram na região, com a redução da necessidade de locomoção, tanto para acesso a empregos, como para equipamentos públicos.

6. O evento será custeado integralmente pelas suas próprias receitas oriundas de bilheteria, patrocínios, entre outros, durante os seis meses de realização. Os investimentos em infraestrutura tais como, rodoanel norte e linha laranja do metrô, já estão sendo implantadas, independentemente da realização da Expo e não compõem a estrutura de custos prevista para o evento.

7. Atualmente, o terreno previsto para a Expo é composto principalmente por uma área privada desabitada que possui grande cobertura vegetal não nativa. O projeto da Expo 2020 prevê, além da construção do novo parque de exposições, em sua maior parte o reflorestamento da mata nativa da área com a criação de um parque público três vezes maior que o Parque do Ibirapuera, destinado à população local. Como legado da Expo 2020 estão previstos ainda a implantação de programas de habitação social, equipamentos de saúde, educação e infraestrutura de transporte.

Programação

08:30 - Café de Boas Vindas
Hotel Hilton São Paulo Morumbi
Sala Moema

09:00 - Cerimônia de Abertura
- Michel Temer, Vice Presidente da República
- Gastão Vieira, Ministro do Turismo
- Mensagem do Secretário Geral do Bureau Internacional de Exposições, apresentada por Dimitri Kerkentzes, Chefe de Gabinete do Secretário Geral
- Nádia Campeão, Vice Prefeita de São Paulo e Presidente do Comitê de Candidatura – São Paulo Expo 2020

09:20 - Sessão Plenária I: ‘Brasil 2020: Agenda para o Desenvolvimento’
- Aloizio Mercardante, Ministro da Educação (a confirmar)
- Steve Howe, EY Managing Partner para Americas
- Wilson Poit, Diretor Presidente da São Paulo Negócios
- Robinson Shiba, CEO do Grupo Trendfoods 

10:30 - Pausa

11:00 - Sessão Plenária II: ‘Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento’
- Marta Suplicy, Ministra da Cultura (a confirmar)
- Lucien Muñoz, Representante da UNESCO no Brasil
- Nicolau Sevcenko, Professor da Harvard University

12:30 - Almoço
Hotel Hilton São Paulo Morumbi
Morumbi Ballroom

14:00 - Mesa Redonda I: ‘Diversidade no Contexto das Políticas Públicas’
- Miguel Nicolelis, Médico e Cientista Brasileiro
- Philip Yang, Fundador do Instituto URBEM

15:30 - Pausa

15:45 - Mesa Redonda II: ‘Diversidade Econômica e Desenvolvimento Sustentável’
- Adriana Machado, Vice Presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas, América Latina
- Ana Carla Fonseca, Sócia Diretora da Garimpo de Soluções
- Luiz Antonio Correa de Carvalho, Assessor Especial do Ministério de Meio Ambiente

17:15 - Coffee Break

17:45 - Sessão Plenária III: ‘Diversidade e o Diálogo de Civilizações’
- Luiz Felipe de Alencastro, Professor Titular de Historia do Brasil na Universidade de Paris Sorbonne e Professor Convidado da EESP-FGV
- Jorge Chediek, Representante Residente do PNUD (a confirmar)
- Maria Celina de Azevedo Rodrigues, Embaixadora para o Comitê de Candidatura São Paulo Expo 2020

18:45 - Sessão de Encerramento
- Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo

Serviço
Simpósio São Paulo: Força da Diversidade
Data: 20/9 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 19h (Abertura e encerramento serão abertas para a cobertura do evento. Jornalistas que queiram acompanhar plenárias e mesas-redondas deverão se credenciar no local)
Local: Hotel Hilton São Paulo Morumbi – Sala Moema - Av. das Nações Unidas, 12.901

 

FOTOS
Créditos: Heloisa Ballarini/SECOM

Foto 1 - Evento que antecede simpósio foi realizado nesta quinta-feira no Palácio dos Bandeirantes

Foto 2 - Prefeito afirmou que união entre 3 esferas de governo é fundamental para realização do evento na cidade

Foto 3 - Haddad ao lado chefe de gabinete do secretário geral do Bureau Internacional de Exposições, Dimitri Kerkentzes