Observatório Urbano da Cidade de São Paulo é certificado pela ONU

Padrão de qualidade do Observatório atinge com sucesso o critério para estabelecimento e implementação e ganha reconhecimento

22/12/2004 - Secretaria Municipal de Relações Internacionais

O Observatório Urbano da Cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), foi certificado pelo UN-Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos). "Isso significa o reconhecimento pela ONU do padrão de qualidade do Observatório criado pela Prefeitura de São Paulo", afirma o secretário de Relações Internacionais Kjeld Jakobsen.

Eduardo Lopez Moreno, chefe do Observatório Urbano Global da ONU, em Nairobi (Quênia), disse que, por ter atingido com sucesso o critério geral para seu estabelecimento e implementação, o Observatório da Cidade de São Paulo também torna-se membro da Rede Global do Observatório Urbano do UN-Habitat.

O Observatório Urbano Global foi constituído com a finalidade de monitorar as tendências mundiais no âmbito das cidades e dos poderes locais. Essa iniciativa da ONU contempla a necessidade urgente de intercambiar experiências e informações, bem como a de assessorar governos e organizações da sociedade civil a desenvolver políticas públicas socialmente comprometidas, como forma de sustentar a tomada de decisões democráticas e tecnicamente esclarecidas. Para implementar mundialmente essa função de monitoramento, o Observatório Urbano Global deve valer-se de observatórios urbanos locais e nacionais.

Lançado em 27 de outubro deste ano, o Observatório Urbano da Cidade de São Paulo é um espaço virtual integrado ao site oficial da Prefeitura, que tem por finalidade monitorar o cumprimento, no território urbano, dos Objetivos das Metas de Desenvolvimento do Milênio - estabelecidas pela ONU em 2000. No portal, informação e tecnologia devem construir diálogos e articular governos, atores e redes sociais em um processo democrático de formulação, efetivação e análise de políticas públicas.

Em sua primeira etapa, o Observatório Urbano da Cidade de São Paulo, cujo portal foi criado pelo Governo Eletrônico, agrega o trabalho desenvolvido por nove secretarias municipais: Habitação, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Governo, Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade e Planejamento Urbano, além das Subprefeituras.

O portal garante mais visibilidade às informações públicas, já que estas são produzidas e coletadas pelo Observatório, formando um banco de dados permanentemente disponível pelo endereço eletrônico www.prefeitura.sp.gov.br/observatorio.


Conheça as atividades internacionais da Prefeitura no site oficial da Secretaria de Relações Internacionais