Encontro marca fortalecimento de parcerias na área da Saúde

Prefeitura deu início a uma cooperação técnica com as comunidades acadêmica e científica da área de Medicina. A intenção é aproximar o sistema público de saúde ao que há de mais avançado hoje na área do conhecimento e de tecnologia.

A Prefeitura de São Paulo deu início nesta quarta-feira (30/03) a um processo de cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde e as comunidades acadêmica e científica da área de Medicina. A intenção é aproximar o sistema público de saúde ao que há de mais avançado hoje na área do conhecimento e de tecnologia.

Durante o seminário “Fortalecendo o Sistema Único de Saúde em São Paulo: Parceria com os Núcleos Acadêmicos e Científicos da Medicina”, o prefeito José Serra declarou estar “absolutamente convencido de que sem a parceria com as universidades, com entidades filantrópicas sérias e com entidades de saúde que têm tradicionalmente parceria com a área pública será muito difícil resolver o problema da Saúde em São Paulo”.

Dentre as parcerias em andamento estão convênios de estágio e pesquisa por alunos e docentes de Medicina, Enfermagem e outros cursos na área da Saúde em várias Unidades Básicas de Saúde - com a Unifesp, em 24 UBS de 10 regiões diferentes; e com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 8 UBS da zona Oeste (Lapa, Butantã e Pinheiros).

Para José Serra, a colaboração representa uma significativa diminuição da demanda nos hospitais da Prefeitura. “Em visitas recentes a hospitais municipais, tenho verificado que cerca de 80% dos casos não eram para hospital. Assim, o atendimento que é próprio do hospital é prejudicado pelo outro”, afirmou.

Sobre o compromisso da Prefeitura com a Saúde dos paulistanos, o prefeito José Serra destacou que foi “descongelado” inteiramente as verbas orçamentárias da pasta, apesar do quadro de contenção geral. “Não há um centavo contigenciado no setor, uma demonstração da prioridade que a Saúde tem para nós”, disse.

O prefeito informou também avanços na concretização dos hospitais públicos municipais de Cidade Tiradentes e M’ Boi Mirim, reivindicações antigas das comunidades das zonas Leste e Sul da cidade. “O governador Geraldo Alckmin já me assegurou que vai colocar recursos para ajudar a tocar esses dois hospitais”, afirmou o prefeito.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura