Defesa Civil e CGE colocam a cidade em estado de alerta

Área de baixa pressão atmosférica associada à frente fria traz o risco de temporais e enchentes na Capital

Defesa Civil - 17/03/2005

A Defesa Civil da Cidade de São Paulo colocou as Subprefeituras de Butantã, Campo Limpo, M´Boi Mirim, Vila Mariana, Ipiranga e Vila Prudente em Estado de Atenção para enchentes às 17h50 desta quinta-feira.

Cinco minutos antes, às 17h45, o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências já havia colocado cinco áreas da cidade em estado de atenção para o trânsito devido às possibilidades de chuvas fortes com ameaças de alagamentos. As regiões colocadas em estado de atenção pelo CGE são:

Zona Oeste - 17h45
Zona Sul - 17h45
Zona Sudeste - 17h45
Zona Leste - 17h45
Marginal Pinheiros - 17h45
Marginal Tietê - 17h45

Há chuva moderada com pontos fortes na região do Capão Redondo, Jardim S. Luiz, Santo Amaro, Ipiranga e Vila Prudente. O Estado de Atenção para enchentes foi estendido pela Defesa Civil para as Subprefeituras Santo Amaro, Jabaquara, Cidade Ademar, Capela do Socorro e Parelheiros, às 18h35 desta quinta-feira.

Desde as primeiras horas da manhã os técnicos em meteorologia do CGE avisavam que áreas de instabilidades já eram observadas no interior de São Paulo e se deslocavam em direção a capital. A meteorologia informava que era esperada a formação de uma área de baixa pressão atmosférica, associada à frente fria, no interior do Estado de São Paulo. Este sistema normalmente é responsável por chuvas fortes por onde passa.

A cidade de São Paulo deve ficar sob atuação desta área de baixa pressão entre a tarde de hoje e a tarde de amanhã, o que ocasiona o risco de chuvas fortes. A temperatura máxima prevista para esta quinta-feira é de 26ºC e mínima de 20ºC para a madrugada.