Agita Sampa irá combater o sedentarismo

Em 2000, pesquisa revelou que só 13% dos brasileiros praticavam 30 minutos ou mais de atividade física por semana.

Os números são dramáticos: Em 2000, uma pesquisa que ouviu 11.033 pessoas com mais de 20 anos de idade revelou que só 13% dos brasileiros praticavam 30 minutos ou mais de atividade física em um ou mais dias da semana e apenas 3,3% mais de cinco vezes por semana.

A importância dessas estatísticas pode ser avaliada pela estimativa de que 70% das despesas do sistema público de saúde estão ligadas a doenças causadas por um estilo de vida sedentário.

Foi essa realidade que levou o governo paulista a encomendar, em 1994, ao Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, um programa para incentivar a população à prática de atividades físicas. Foram dois anos de estudos com a assessoria de centros de saúde dos Estados Unidos e da Inglaterra.

O resultado foi um programa batizado de Agita São Paulo e lançado oficialmente no Estado em 18 de fevereiro de 1997. Desde então, o Programa Agita tornou-se um sucesso mundial, e hoje serve de base para campanhas semelhantes em países tão diversos quanto China, Austrália e Estados Unidos. E no último mês de outubro o programa recebeu o 1º Prêmio CDC Internacional de Atividade Física e Saúde Pública – concedido pelo principal órgão de saúde norte-americano.

Só agora, no entanto, o Programa Agita chega à cidade de São Paulo. A decisão de adota-lo partiu, entre outros motivos, da constatação de que a agitação do cotidiano paulistano precisa ser transformada em atividades voltadas para a melhoria da saúde e bem-estar das pessoas.

O programa irá aproveitar as experiências bem sucedidas desenvolvidas por instituições governamentais e não governamentais em campanhas semelhantes no estado de São Paulo e a Estratégia Global para uma Alimentação Saudável e Prática de Atividade Física, da Organização Mundial da Saúde.

Uma das estratégias centrais para a implantação do programa é uma grande mobilização das instâncias governamentais municipais com o objetivo de implantar ações e subprogramas como o Agita Parques, Agita Praças, Agita Calçadas, Agita Vias Expressas e Agita Piscinões.

A implantação do programa pelas diversas secretarias será feita efetivamente até 6 de abril, quando o Agita Sampa se integrará a uma rede internacional de cidades na celebração do Dia Mundial da Atividade Física.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura