Agita Sampa será lançado no dia 21

Campanha pretende incentivar paulistanos a praticarem exercícios

18/02/2005

O Prefeito de São Paulo assina na próxima segunda-feira, dia 21, uma carta simbólica oficializando o Agita Sampa, programa que pretende combater o sedentarismo, melhorar a qualidade de vida e divulgar à população paulistana os benefícios das atividades físicas.

A campanha visa convencer os moradores da cidade a praticar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diários, para evitar acidentes vasculares, pressão alta, infarto e até mesmo certos tipos de câncer. “Queremos que as pessoas adotem um estilo de vida ativo, incorporando a atividade física no seu dia a dia. Por exemplo, ao invés de ir almoçar de carro, vá caminhando, explica o assessor técnico científico do Agita São Paulo, Professor Luís Carlos de Oliveira.

Segundo o professor, com 30 minutos de atividade física por dia o risco de sofrer um enfarto, por exemplo, diminui 60%. Doenças emocionais, como depressão e falta de auto estima também são facilmente superadas com exercícios como uma simples caminhada.

Entre os fatores de risco à saúde da população paulistana, o sedentarismo está acima do tabagismo e da obesidade. Dados de 2002 indicam que 69,1% das mulheres e 56,1% dos homens moradores da cidade têm hábitos sedentários. A Prefeitura vai estimular a vida ativa e saudável da população por meio de uma série de medidas como caminhadas, passeios ciclísticos, música e dança nas escolas, entre outros. Serão implantados bicicletários, ciclovias, rotas de caminhadas e uma política de mutirões, para plantio de árvores, adoção de praças, pequenas reformas de áreas verdes, unidades básicas de saúde e de outros equipamentos públicos.

O Agita Sampa, será um programa permanente da Prefeitura para estimular os paulistanos a praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias. O importante é se mexer. Caminhe. Seja saudável. Pode acreditar: 30 minutos fazem a diferença.