Chuvas, raios... o sambódromo está preparado para tudo

A infraestrutura do Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo conta até com duas UTIs

Projetada especialmente para o desfile de escolas de samba, a pista do sambódromo Grande Otelo tem 540 m de extensão e 14 m de largura e piso de concreto estrutural à prova de alagamento, afinal a chuva e suas conseqüências constituem uma das maiores preocupações de qual-quer sambista: ela prejudica fantasias e adereços, além da pista ala-gada impedir a progressão de carros e alas. O sambódromo possui ainda rede de distribuição de água, esgoto, energia elétrica e telefonia, além de uma caixa d'água alimentada por um reservatório com capacida-de para 400 mil litros. A área da concentração tem 23.000 m² e a da dispersão, 4.000 m². Ao longo da pista fica a arquibancada "monumen-tal", com capacidade para 11 mil pessoas, oito outros conjuntos de arquibancadas, abrigando 1.900 pessoas cada, e 103 camarotes com es-trutura de sanitários e lanchonetes.

Câmeras de TV e 2,5 mil homens na segurança – Os portões de entrada do sambódromo ficam ao longo da avenida Olavo Fontoura e da Marginal do Tietê. Em cada portão funcionam três catracas eletrônicas, duas para as arquibancadas e a terceira para as cadeiras, mesas de pista e camarotes. A entrada dos foliões será liberada a partir das 18h00. Com o trânsito interrompido em todas as ruas em torno do sambódromo, o acesso ao estacionamento será feito pela rua Marechal Leitão, que fica ao lado do Clube Espéria. Os portadores de necessidades especi-ais (PNE) e um acompanhante poderão assistir às escolas de samba da plataforma do Setor 4, especialmente reservada para este fim, onde serão acolhidos por recepcionistas treinadas. Mesmo os que não dese-jem ficar no Setor 8, poderão utilizar transporte gratuito da estação Tietê do metrô ao Anhembi, tanto para a ida quanto na volta e do es-tacionamento próximo ao Palácio de Convenções até o sambódromo.

Toda a infraestrutura de serviços e emergência será comandada a par-tir do Setor 4. Lá foi montada o que os especialistas em segurança chamam Sala de Situação. Dali será feito o monitoramento de todo o sambódromo através de 30 câmeras, capazes de girar 360o, instaladas em locais estratégicos, inclusive no estacionamento. Todas as ima-gens, com alta definição e possibilidade de zoom, serão gravadas. Es-tarão na Sala de Situação representantes do Corpo de Bombeiros, Jui-zado de Menores, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, além da segurança interna do Anhembi, num total de cerca de 2,5 mil ho-mens.

Cinco médicos e duas UTIs – A área externa do sambódromo, incluindo as ruas de acesso, contará com rondas policiais, da PM e GCM. Estima-se que, no total, a segurança venha a envolver mais de 6 mil pessoas em toda a operação. Foliões e integrantes das escolas de samba passa-rão por revista preventiva. É proibida a entrada de armas, garrafas e latas. É vetada a entrada de menores de 5 anos e de menores de 16 a-nos desacompanhados de pais ou responsáveis.

Uma unidade móvel de pronto-socorro e um posto com 3 médicos, 6 auxi-liares e um enfermeiro estarão de prontidão no Setor 4. Outro posto médico estará funcionando no Setor 3, com 2 médicos e 2 auxiliares. Haverá ainda uma ambulância de plantão em cada setor para casos de emergência num total de 15 unidades, sendo 02 UTIs móveis. Um posto da Deatur – Delegacia de Atendimento ao Turista, prestará assistência aos visitantes, uma central da segurança da Anhembi, cuidará de pes-soas, objetos e documentos perdidos e fornecerá informações sobre o evento.
Toda a área do sambódromo é protegida por pára-raios instalados nas torres de iluminação e áreas de concentração e de dispersão. Para cuidar da manutenção e escoamento das águas, uma equipe de 150 pesso-as fará a retirada dos detritos e lixo da pista.

Na sala de imprensa, um computador ligado diretamente à rede de in-formações climáticas (com acesso a imagens de satélite GOES, radares rede telemétrica e postos avançados) permitirá a previsão de chuvas em tempo real. Na tela do computador estará disponível a imagem dos contornos da cidade, com os índices pluviométricos de cada região. Boletins do tempo serão divulgados de meia em meia hora.