Parque da Água Branca comemora o Dia da França em SP

O prefeito de São Paulo participou do Dia da França em São Paulo, no último domingo (12/07), em homenagem à Queda da Bastilha, festejada nesta terça-feira (14/07). Arte, música, culinária, esportes e exposição marcaram o evento.

No último domingo (12/07), o prefeito de São Paulo participou do Dia da França em São Paulo, no parque Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca). O evento foi organizado pela Prefeitura de São Paulo, Consulado da França e Governo do Estado em homenagem à Queda da Bastilha - festejada em 14 de julho.

"Na semana do 14 de julho, nada mais adequado que possamos, brasileiros e franceses aqui no Brasil, mostrar publicamente a importância da relação entre os dois países. Uma relação muito rica e fraterna", disse o prefeito. Acompanhado do cônsul-geral da França em São Paulo, Jean-Marc Gravier, o prefeito visitou estandes e cumprimentou os participantes. "Nós sabemos o quanto foi importante para o Brasil, ao longo do seu desenvolvimento, a presença francesa no País. Na cultura, nas ciências e em todos os setores da nossa economia tivemos a oportunidade de conviver e, com isso, ter essa influência tão saudável e positiva para a história do País".

Os festejos começaram com a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social. Em seguida, o Encontro Brasil-França de Parkour reuniu cerca de 300 brasileiros e franceses praticantes da modalidade esportiva criada na Europa. Para os amantes da culinária francesa, barracas e restaurantes ofereceram, a preços populares, pratos preparados por alguns dos melhores chefs franceses de São Paulo, como Laurent Suaudeau e Erick Jacquin.

A companhia Transe Express mostrou ao público o espetáculo "Cabaret Français", que tem canções francesas misturadas com soul e funk. Outros 25 artistas interagiram com a platéia em espaços do parque, como o francês Julot, do grupo Les Cousins, que apresentou o número Hula Hoopla, no qual se equilibra em uma pequena plataforma presa a um mastro de nove metros de altura.

A cavalaria da Polícia Militar também marcou presença no evento, mostrando exercícios como o Carrossel e o Volteio, que destacam a rica tradição da corporação na França. A programação contou ainda uma exposição de gravuras sobre Direitos Humanos e terminou com um baile popular à francesa, com a banda Orquestra.