Prefeito vistoria obra para beneficiar mais de mil famílias na favela Jardim Nazaré III

Atualizada às 18h40 - O prefeito esteve nesta segunda-feira (13/07) inspecionando as obras de urbanização da favela Jardim Nazaré III em Vila Curuçá (Zona Leste). A previsão de término é março de 2010.

Atualizada às 18h40

O córrego a céu aberto que transbordava nos dias de chuva provocando alagamento e mau cheiro na favela Jardim Nazaré III, em Vila Curuçá, região do Itaim Paulista (Zona Leste), já não causa mais transtornos.

A Prefeitura canalizou o córrego, removeu as construções que foram erguidas em área de risco e está construindo 148 unidades habitacionais para oferecer maior segurança e conforto à população.

Nesta segunda-feira (13/07), o prefeito de São Paulo esteve no local e inspecionou o andamento das obras, que fazem parte do programa de Urbanização das Favelas.

As obras no Jardim Nazaré III foram iniciadas em março do ano passado e têm previsão de término para março de 2010. O custo total está orçado em R$ 38 milhões.

Além da canalização e da construção de novas moradias, o programa de urbanização no local inclui a realização de drenagem urbana, instalação de redes de esgoto e de água, construção de guias e muro de arrimo e pavimentação de cerca de 17,5 mil metros quadrados de vias. No total, 1.081 famílias serão beneficiadas.

Ao chegar ao local, o prefeito acompanhou de perto o trabalho de construção dos apartamentos e conversou com os moradores. Ele disse que as melhorias vão trazer mais dignidade e qualidade de vida às pessoas.

"Mais de mil famílias serão beneficiadas com este investimento. Elas vão poder morar com mais conforto, uma vez que terão infra-estrutura adequada e saneamento básico. Isso faz parte do nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em São Paulo", falou.

Além das obras na área da habitação de responsabilidade da Prefeitura, o prefeito ressaltou que a administração tem diversos outros programas no setor em conjunto com os governos estadual e federal.

"As parcerias dão velocidade às transformações nessas áreas. Esperamos até o final da gestão ter contribuído para melhorar a vida de milhares de pessoas que moram em condições inadequadas."

O secretário municipal da Habitação afirmou que as moradias erguidas irregularmente na beira do córrego foram removidas e que, devido às condições precárias do local, a canalização, que, normalmente, é feita de modo aberto, foi realizada num sistema fechado.

"Fizemos quase mil metros de canalização de córrego e vamos colocar iluminação pública no Jardim Nazaré III. Nossas obras de urbanização aqui enfocam os serviços de infra-estrutura", salientou.

Mãe de três filhos e moradora há três anos no Jardim Nazaré III, a dona-de-casa Andrea Cristina Nascimento Oliveira, 27 anos, disse que a canalização do córrego ajudou a melhorar a saúde dos moradores, principalmente das crianças.

"Antes da canalização, aqui era um barro só em dias de chuva. Quando eu saía para trabalhar tinha que carregar um par de sapatos limpos na sacola. Muitas pessoas que moravam na beira do córrego perdiam seus móveis e mantimentos quando ele transbordava. Agora ficou bem melhor, dá até para as crianças brincarem com mais segurança", disse Oliveira.