CEUs oferecem ginástica artística à alunos e à comunidade

Como uma atividade que ajuda no desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação motora e do convívo em grupo, a ginástica artística tem ganhado cada vez mais adeptos, e agora atinge a comunidade da região dos Centros Educacionais Unificados.

Eles pulam, fazem cambalhotas e dão muitas risadas. Parece até brincadeira de criança, mas não é. Muitos Centros Educacionais Unificados (CEUs) oferecem, aos alunos e à comunidade, aulas de ginástica artística - uma atividade que ajuda no desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação motora e também no convívio em grupo. Os adeptos do esporte crescem a cada dia.

No CEU Vila Rubi, Zona Sul da Cidade, 15 crianças entre sete e 10 anos de idade aprendem os elementos básicos do esporte desde março deste ano. A professora Andrea Toledo, responsável pela turma, explica que o foco de trabalho da ginástica artística são flexibilidade e força - mas que os efeitos do exercício nas crianças vão além. "A utilização de aparelhos como a trave, por exemplo, ensina desde cedo que os obstáculos devem ser enfrentados", explica. "As crianças aprendem que não devemos nos deixar vencer pelas coisas novas que aparecem pela frente. Isso as ajuda a perder o medo".

O garoto Arthur Bernardes, de nove anos, que mora próximo do CEU Vila Rubi, é um exemplo de como a determinação faz parte do aprendizado. "Eu gosto de aprender coisas novas. Quando não consigo algo que a professora está ensinando, continuo tentando até acertar". A pequena Raphaela Alves, de oito anos, também não perde uma aula. "Dá para aprender muitas coisas legais e a gente ainda pode pular no trampolim, fazer ponte e cambalhota".

No CEU Parque Veredas, Zona Leste, a ginástica artística é tradição: as aulas começaram com uma turma de 20 alunos em 2005. Desde então, a professora Tânia Cristina Rodrigues, coordenadora do curso, busca tornar a aula uma opção de atividade extracurricular para um número cada vez maior de crianças e jovens da região. "Podem participar crianças a partir dos quatro anos. Hoje temos cerca de 110 atletas, somando as turmas iniciantes e avançadas".


Treinamento e campeonatos

Os atletas do Parque Veredas não participam apenas das aulas: também representam o CEU em competições de ginástica artística, como o Troféu São Paulo e campeonatos municipais e estaduais, além de um festival interno com a participação dos alunos da unidade. "Além de trabalhar o equilíbrio, força, flexibilidade e postura, os alunos aprendem no convívio com os colegas e com outras pessoas. Desenvolvem ainda a responsabilidade com horários, treinos e com a organização do material e da sala", comenta Tânia.

Atualmente, todos os CEUs da Cidade têm equipamento básico para aulas de ginástica artística para iniciantes, como trave de equilíbrio, colchão "fofão", trampolim e banco sueco. Outros já receberam materiais específicos para treinamento mais avançado, como barras assimétricas, argolas, mesa, barra fixa oficial e cavalo. Os interessados em praticar esse esporte podem se informar no CEU mais próximo de sua residência e conferir os dias e horários das aulas.