Prefeito visita Clube Escola do Pacaembu e aprova projeto de aula de tênis

O projeto Clube Escola de Tênis é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Patrícia Medrado e conta com 3 mil praticantes, entre crianças a partir de 4 anos e adultos, espalhados em diversas regiões da cidade.

Nesta quarta-feira (08/07) o prefeito de São Paulo visitou as instalações do Clube Escola de Tênis, no Complexo Esportivo do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), região central.

Considerado um esporte elitista, o tênis vem se popularizando na cidade por conta de iniciativas da Prefeitura de São Paulo. Aulas gratuitas para crianças e adultos são ministradas em 23 unidades do programa Clube Escola, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

O projeto Clube Escola de Tênis é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Patrícia Medrado e conta com 3 mil praticantes, entre crianças a partir de 4 anos e adultos, espalhados em diversas regiões da cidade.

As crianças que mais se destacam nos treinos oferecidos nos Clubes Escola são encaminhadas para o Pacaembu, onde podem receber treinamentos de alto rendimento. Atualmente, mais de 150 pessoas participam das aulas de tênis no Pacaembu.

"Cada vez mais estamos convictos de que estamos no caminho certo. A prática do tênis neste e em outros equipamentos municipais permite que as crianças, principalmente aquelas que não tem a oportunidade de ter acesso a um clube privado, tenham mais dignidade na sua infância e oportunidades praticando atividades esportivas", disse o prefeito durante a visita.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação destacou que a finalidade do Clube Escola é construir na cidade um sistema de esporte educacional de base para todos, criando uma pirâmide para atletas de alto rendimento.

Parceira da Prefeitura nas aulas de tênis realizadas nos equipamentos municipais, a ex-tenista profissional Patrícia Medrado disse que o trabalho conjunto entre o poder público e o setor privado é muito importante para oferecer este tipo de esporte para as crianças.

"O tênis sempre foi considerado um esporte elitista e de difícil acesso. Com esta parceria o munícipe pode praticá-lo sem custo algum. A raquete e a bola, por exemplo, são oferecidos gratuitamente. Em algumas unidades do Clube Escola é fornecido o vale-transporte para facilitar o acesso dos alunos", afirmou.

Medrado ainda mencionou que o Instituto ensina tênis para um grupo de 12 crianças com síndrome de down e com necessidades especiais em outras unidades da Prefeitura.

Outro entusiasta do projeto é o ex-tenista profissional Fernando Meligeni. "Este projeto é bem sucedido. É um pouco difícil para todas as camadas da população poder jogar tênis e a Prefeitura está ajudando estes meninos. Com o tênis aprendi muitos valores, como hierarquia, disciplina, justiça e companheirismo. Torço para que daqui saiam bons jogadores. O importante é dar oportunidade a todos para que tenhamos mais chances de surgir bons jogadores", defende, ressaltando que vai com freqüência ao Pacaembu acompanhar o treino das crianças e jovens.

Atualmente, são 23 os espaços públicos que recebem o Clube Escola de Tênis. Veja abaixo a lista completa:

Centro Público de Excelência em Tênis de Campo - Pacaembu
Praça Charles Miller, s/nº

Centro Público de Aprendizado e Desenvolvimento em Tênis de Campo - Parque Esportivo dos Trabalhadores
Rua Canuto de Abreu, s/nº

Clube Escola Mooca
Rua Taquari, 635

Clube Escola Santo Amaro
Avenida Padre José Maria, 555

Clube Escola Ibirapuera
Rua Pedro de Toledo, 1651

Clube Escola Pirituba
Avenida Agenor Couto de Magalhães, 32

Clube Escola Vila Maria
Praça Jânio da Silva Quadros, 150

Clube Escola Vila Manchester
Praça Haroldo Daltro, s/nº

Clube Escola Lapa
Rua Belmont, 957

Clube Escola Vila Alpina
Avenida Francisco Falconi, 83

Clube Escola Jardim São Paulo
Rua Viri, 425

Clube Escola Tatuapé
Rua Monte Serrat, 230

Clube Escola Parque do Carmo
Avenida Afonso Sampaio e Souza, 200

Clube Escola Freguesia do Ó
Rua Jacutiba, 167

Clube Escola Curuçá
Rua Grapira, 537

Clube Escola Butantã
Rua Ernani da Gama Correia, 367

Clube Escola Tiquatira
Avenida Governador Carvalho Pinto, 2

Clube Escola Vila Santa Catarina
Rua Rodes, 112

Clube Escola Cidade Tiradentes
Avenida dos Metalúrgicos, 2255

Clube Escola José Anchieta
Rua José Balangio, 188

Clube Escola José Bonifácio
Rua Ana Perena, 110

Clube Escola Juscelino Kubitschek
Rua Inácio Monteiro, 55

Clube Escola Vila Carioca
Rua Campante, 100