Medicamento para colesterol será entregue gratuitamente em casa

A Secretaria Municipal de Saúde incluiu a sinvastatina no Programa Remédio em Casa, que passará a ser fornecida na próxima segunda-feira (13/07). Essa ação faz parte da Agenda 2012, e estima-se atender, inicialmente, 10 mil pacientes.

As pessoas que precisam controlar os elevados índices de colesterol e triglicérides (dislipidemia) contam com uma novidade a partir deste mês. O Programa Remédio em Casa (PRC), da Secretaria Municipal da Saúde, que completa quatro anos de funcionamento em julho, acaba de incluir novo remédio – sinvastatina - para auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. A medida beneficiará também os portadores de hipertensão e diabetes que já são atendidos pelo programa.

A dislipidemia, um dos principais problemas associados à hipertensão, preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê aumento de doenças cardiovasculares nos países em desenvolvimento, como o Brasil. A sinvastatina passa a ser fornecida na próxima segunda-feira, dia 13. Sua inclusão no Programa Remédio em Casa faz parte da Agenda 2012 - plano de metas estabelecido para a gestão municipal. A estimativa inicial é atender cerca de 10 mil pacientes.

O ‘Remédio em Casa’, criado em 2005 em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), está disponível atualmente em 420 unidades. Em junho, a iniciativa alcançou a marca de 500 mil receitas entregues em domicílio. Os portadores de doenças crônicas, que precisam estar cadastrados, recebem medicamentos suficientes para 90 dias. Após esse período, devem retornar à UBS para nova consulta e exames. Pesquisa do Ibope aponta que 99% das pessoas atendidas aprovam o programa.