Unicef lança Plataforma dos Centros Urbanos

Na última terça-feira (07/07), no Centro Cultural São Paulo, aconteceu o lançamento do programa que visa criar ações de fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a vida das crianças e adolescentes.

O prefeito de São Paulo participou na última terça-feira (07/07) do lançamento da Plataforma dos Centros Urbanos, programa criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). É a segunda vez, em menos de 15 dias, que o prefeito se reúne com os organizadores do projeto e as entidades que apóiam o programa.

No último dia 23 de junho o prefeito recebeu, na sede da Prefeitura, adolescentes de regiões carentes da Cidade para explicar e debater a Agenda 2012 - Programa de Metas da Cidade de São Paulo. A Agenda 2012 é um documento que reúne 223 ações prioritárias da administração, incluindo ações voltadas à criança e ao adolescente, que devem ser cumpridas até o fim da atual gestão.

Durante o evento, o prefeito assinou termo de compromisso com o Unicef para adotar uma série de iniciativas para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. A Plataforma dos Centros Urbanos é uma importante ferramenta de aproximação da sociedade civil com o poder público para desenvolver ações voltadas aos jovens. "Queremos aqui ratificar nosso compromisso como poder público de apoiar este projeto que, somado a outras políticas públicas, visa a trazer o jovem para o bom caminho da educação, da boa saúde e da inclusão social", explicou o prefeito.

O objetivo do projeto, de acordo com Marie Pierre Poirier, representante do Unicef no Brasil, é criar ações de fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas, com a finalidade de reduzir as disparidades sociais na vida de crianças e adolescentes que vivem nas grandes cidades. "As comunidades populares têm grande capacidade de superar dificuldades e de dar solução para os desafios do cotidiano, mas não podem resolver tudo sozinhas", afirma Marie.

O lançamento do programa em São Paulo reuniu representantes de empresas que desenvolvem projetos sociais, secretários municipais, o cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, e o jornalista Gilberto Dimenstein, entre outros. Adolescentes dos extremos leste e sul da Cidade também compareceram ao evento, realizado no Centro Cultural São Paulo.