Hospital Cidade Tiradentes aumenta 110% o número de cirurgias

Entre janeiro e maio de 2009, 2.205 operações foram realizadas, sendo 765 cirurgias gerais, 436 ortopédicas, 348 pediátricas, 507 obstétricas e 149 ginecológicas. Com isso, totalizou-se 1.157 cirurgias a mais do que no mesmo período de 2008.

O Hospital Municipal Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, registrou aumento de 110% nas cirurgias feitas entre janeiro e maio de 2009. Foram realizadas 2.205 operações - 1.157 mais que no mesmo período do ano passado. A unidade contabilizou 765 cirurgias gerais, 436 ortopédicas, 348 pediátricas, 507 obstétricas e 149 ginecológicas.

O acréscimo obtido pelo hospital, inaugurado há menos de dois anos, é resultado da organização do fluxo da região com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que possibilitou oferecer um atendimento cirúrgico ágil. As UBSs identificam a necessidade de cirurgia e encaminham os pacientes ao Ambulatório para Avaliação Cirúrgica do Hospital Municipal Cidade Tiradentes. Eles são avaliados por especialistas, sem precisar agendar consulta nos Ambulatórios de Especialidade para depois serem encaminhados ao hospital. Não existe fila de espera para as cirurgias eletivas (que são marcadas na agenda do mês) e os casos de intervenções de urgência, que entram pelo pronto-socorro do hospital, são atendidos na hora.

"Estamos preparados para atender a demanda que nos chega. Nosso foco é a resolutividade dos serviços prestados ao usuário para que ele resolva o mais breve possível seu problema de saúde", afirma o administrador do hospital, José Antônio Passos. Ele acredita que, além da reorganização do fluxo de encaminhamento de pacientes com as UBSs, a implantação do ambulatório para avaliação pré e pós-cirúrgicas, em novembro de 2008, também refletiu no aumento dos procedimentos.

No Hospital Municipal Cidade Tiradentes trabalham 42 cirurgiões e a capacidade mensal é de 440 intervenções. O Centro Cirúrgico do hospital está capacitado para cirurgias de pequeno e médio porte (cirurgias gerais, ortopédicas, pediátricas, obstétricas e ginecológicas).

O hospital possui sete salas de cirurgia com salas auxiliares, cinco salas obstétricas, sala de indução anestésica e sala de recuperação pós-anestésica. Essas salas são dotadas de equipamentos de última geração. Existe ainda uma Farmácia Satélite (farmácia que fica dentro do centro cirúrgico com medicamentos e materiais exclusivos usados em operações), que funciona 24 horas e agiliza os casos em que há necessidade de remédios que não constavam da lista do pré-operatório.