Cidade ganha mais 56 novos guardas civis metropolitanos

Formados no último dia 29 de junho, mais de 56 guradas civis metropolitanos, entre homens e mulheres, estão nas ruas a partir desta segunda-feira (06/07). Eles formam a 51ª turma da Guarda Civil Metropolitana, que teve 700 horas de curso.

A partir desta segunda-feira (06/07) mais 56 guardas civis metropolitanos (GCMs), entre homens e mulheres, estão nas ruas, depois da formatura no último dia 29 de junho, no Centro de Formação em Segurança Urbana. Os GCMs fazem parte da 51ª turma de formatura da Guarda Civil Metropolitana.

A carga horária do curso foi de 700 horas, entre aulas teóricas e práticas, divididas em módulos. Os temas abordados incluíram direitos humanos, postura, instrução de tiro, defesa civil, técnicas operacionais, noções de direito penal, registro de ocorrências, educação física, defesa pessoal, apoio a pessoas em situações de risco, entre outros.

Todas as aulas são pautadas em direitos humanos e nos cinco programas prioritários da corporação: Proteção Escolar, Recuperação e Controle de Espaços de Uso Público, Proteção Ambiental, Proteção aos Agentes Públicos e Patrimônio Público e Proteção às Pessoas em Situação de Risco. Além disso, foram ministradas aulas de operações e programas do Gabinete de Gestão Integrada - Gabinete de Segurança feitos em conjunto com outros órgãos e entidades dos Poderes Executivo Municipal, Estadual e da União, que atuam e contribuem na área da segurança pública e urbana.

Os novos formandos puderam escolher as unidades em que vão trabalhar, de acordo com a nota que tiraram e o número de vagas das unidades que são destinadas pelo comando geral da corporação. Eles atuarão com outros guardas graduados até adquirir experiência. O GCM Luis Augusto Bingre dos Santos obteve a 1ª classificação e recebeu o distintivo do secretário municipal de Segurança Urbana. "Tenho orgulho de ter conquistado o 1º lugar entre tantas pessoas bem qualificadas", disse Luis Augusto. O segundo lugar ficou com Vanesca Herrera de Oliveira, que recebeu seu distintivo do comandante geral da GCM, Joel Malta de Sá.

Além dos 56 formandos, 12 GCMs foram nomeados a classes distintas, enquanto dois classes distintas passaram a inspetores. As nomeações fazem parte do concurso de acesso de 2008. "Estes homens terão a responsabilidade de comandar outros homens", disse o comandante-geral da GCM.

O secretário falou da importância da GCM e destacou que o efetivo de cerca de 6.800 homens chega a ser superior ao da Polícia Militar de vários Estados: "A GCM está dando exemplo cada vez maior de como lidar com a segurança respeitando o direito do cidadão para outras corporações", acentuou.

O comandante da Guarda salientou a grande responsabilidade que esses formandos têm em prestar serviços à população paulistana e disse que muitas vidas dependerão deles. Para o coordenador-geral do Centro de Formação em Segurança Urbana, Roberto Genofre, "os formandos serão um reforço no efetivo da GCM. Eles estão prontos para prestar serviços à população paulistana, depois de seis meses de curso".